Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Arquivo

Educação. UFSM administra obras, dentro e fora do Campus, que podem custar até R$ 9 milhões

Cabe à Prefeitura da Cidade Universitária a administração das muitas obras envolvendo a implantação das várias sedes da nova universidade pública federal gaúcha, a Unipampa – com campi em São Borja, São Gabriel, Alegrete, Itaqui e Uruguaiana.

Da mesma forma, cabe à UFSM a implantação do 9º Centro da UFSM (o CESNORS) em Frederico Westphalen e Palmeira das Missões, além das obras normais na própria sede da instituição, em Santa Maria.

São essas obras, e o que elas implicam (inclusive um custo que pode alcançar R$ 9 milhões), o tema de reportagem especial distribuída pela assessoria de imprensa da UFSM e que tem como fonte principal o próprio prefeito da Cidade Universitária, Edson da Rosa, que está coordenando o trabalho. Vale a pena ler:

”Obras na UFSM, CESNORS e UNIPAMPA intensificam atividades na Prefeitura da Cidade Universitária

A Prefeitura da Cidade Universitária está com um movimento intenso devido à implantação da UNIPAMPA em São Borja, São Gabriel, Alegrete, Itaqui e Uruguaiana. A informação é do prefeito da Cidade Universitária, professor Valmir Brondani e do coordenador de obras, Edson da Rosa. A Prefeitura da Cidade Universitária é um órgão da Administração Central da UFSM, encarregado da manutenção e serviços gerais preocupado em oferecer condições para que o ensino e a pesquisa aconteçam de forma eficiente.

Segundo o Prefeito da Cidade Universitária, as obras de implantação da UNIPAMPA em São Borja, São Gabriel, Alegrete, Itaqui e Uruguaiana e do 9° Centro da UFSM em Frederico Westphalen e Palmeira das Missões (CESNORS)e das obras de reforma que estão sendo realizadas na Universidade Federal de Santa Maria, estão com um custo na faixa de 8 a 9 milhões de reais.

Rede Elétrica

A Prefeitura da Cidade Universitária está com um projeto sendo aprovado pela AES Sul para realizar a implementação da capacidade de geração de energia e melhoria na rede elétrica com o objetivo de suprir a demanda. Espera-se que, até o final deste ano, a UFSM esteja com esta nova rede em operação ou, ao menos, licitada e com as obras de melhorias sendo executadas.

Transporte

Com o objetivo de atender a necessidade de viagens de ensino e transporte para atividades como congressos e visitas técnicas, foi adquirido um ônibus de 42 lugares e, nesta semana, chega à UFSM um micro-onibus. Quanto à frota existente, há a necessidade da compra de outros ônibus e a manutenção dos veículos antigos, além da contratação de motoristas.

Segurança Patrimonial

Na vigilância orgânica, para o aumento de pessoal, tem-se feito a contratação de vigilantes via terceirização. Com isso, o setor dispõe de vigilantes da UFSM e de contratados de empresas.

A UFSM também conta com um circuito fechado de televisão, o qual monitora a Universidade 24 horas. O circuito, atualmente, conta com 32 câmeras distribuídas estrategicamente dentro do campus.

Está sendo instalado um sistema de monitoramento dentro das salas que possuem patrimônios importantes da UFSM. Inicialmente, o sistema de monitoramento interno está sendo implantado em 150 salas, as quais possuirão alarmes e restringirão o acesso de pessoas que não tenham a devida identificação. A pretensão final é de que todas as salas que possuem patrimônios importantes da UFSM estejam munidas por esse sistema.

Trânsito

Na Avenida Roraima, que dá acesso ao campus, a Prefeitura da Cidade Universitária vai realizar uma operação tapa-buracos em parceria com o DAER. Um projeto para a recuperação da RS-287 e reformulação e melhoria da rótula de acesso à Cidade Universitária está no Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transporte (DENIT). A Reitoria já encaminhou ao DENIT, em Brasília, uma solicitação para o recapeamento de toda a Avenida Roraima até o pórtico da UFSM. Está sendo solicitado o conserto dos acostamentos, a modificação da sinalização para que as pessoas que se deslocam de Santa Maria pela Faixa Nova e as que saem para Camobi, tenham preferência de trânsito, acabando com o pequeno engarrafamento que se forma naquele local. Também está sendo providenciada a colocação de alguns tachões com o objetivo de controlar o abuso de velocidade na área.

Para a circulação interna do campus, a Prefeitura da Cidade Universitária está comprando sinalizadores com a função de controlar o tráfego, tornado-o mais tranqüilo e seguro. Junto à sinalização, estão sendo tomadas medidas para a proibição de estacionamento em determinados locais, a priorização das paradas de ônibus em frente ao Hospital Universitário e a realização de um projeto que consta na contrução de abrigos atrás do HUSM, orientando a canalização das ambulâncias para aqueles locais e a circulação livre na avenida central do campus.

Quanto à construção de uma ciclovia, há possibilidade de realizá-la, entretanto, a demanda ainda é muito pequena.

Obras em andamento

O coordenador de obras da Prefeitura da Cidade Universitária, Edson da Rosa, lista as obras que estão em andamento atualmente, não só na UFSM, mas também, no CESNORS e na UNIPAMPA. Segundo ele, estão sendo feitas: reforma e ampliação da Farmácia Escola; contratação para a execução de quadra de tênis no Centro de Educação Física; licitação para reforma da parte hidro-sanitária dos blocos 51, 52 e 53 da Casa do Estudante; reforma e ampliação de espaço para alocamento de uma piscina de hidromassagem na Fisioterapia; conclusão de reforma da antiga CESMA, para a pós-graduação e Administração; conclusão da…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página do UFSM na internet, no endereço www.ufsm.br.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo