Arquivo

Eleições 2006. Lula, mesmo abaixo de muita chuva, fala para cinco mil em Santa Maria

Cerca de 5 mil pessoas, segundo dados da Brigada Militar, assistiram na noite desta sexta-feira, ao discurso do candidato à reeleição à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Veja o relato do evento, na reportagem de Letícia Rodrigues, que o jornal A Razão está publicando em sua edição de final de semana.

”Nem chuva impediu comício de Lula
Presidente e candidato à reeleição veio a SM na noite de sexta-feira para atividade na Gare da Estação Férrea

O vermelho e o preto foram as cores da noite. O vermelho das bandeiras do Partido dos Trabalhadores e o preto dos guarda-chuvas. A chuva forte, que iniciou durante a tarde e continuou pelo resto do dia, não impediu que milhares de pessoas fossem à Gare da Estação Férrea na noite de sexta-feira assistir o comício do presidente e candidato à reeleição Luiz Inácio Lula da Silva. Ele subiu ao palanque por volta das 21h15, quase duas horas depois do previsto.

O motivo da demora, segundo a organização, teria sido também a chuva, que retardou o pouso da aeronave da Força Aérea Brasileira, que trazia Lula de Canoas onde ele cumpriu agenda presidencial, na Base Aérea de Santa Maria.

Foram pouco mais de 30 minutos de discurso, fala que foi bastante aguardada por quem veio de várias partes do Rio Grande do Sul, como Santiago, Alegrete, Rosário do Sul, Formigueiro, Jaguari, Cachoeira do Sul, Uruguaina e Porto Alegre. Muitos chegaram ainda durante a tarde, várias horas antes do comício iniciar e esperaram pacientemente, e abaixo de chuva, o início do ato.

O prefeito licenciado da cidade e coordenador da campanha Lula no estado, Valdeci Oliveira, lembrou da promessa feita há quatro anos, quando o presidente, na época disputando a eleição, não pôde vir à cidade, mas assumiu o compromisso que viria esse ano. “Apesar de toda essa chuva, Santa Maria e a região centro do Rio Grande do Sul estão dando uma grande demonstração de força ao presidente”, disse Valdeci.

Lula agradeceu a quem, segundo ele, chegou às 4h e ficou lhe esperando naquela chuva. “Esse povo merece mais do que qualquer coisa que a gente possa fazer”, falou pouco antes de encerrar o comício. Durante seu discurso, ele referiu-se aos seus opositores como adversários ou simplesmente como eles. “Eu sou mais do que o presidente, sou uma pedra no sapato deles. ”

. Semelhante ao que faz no seu programa político na televisão, Lula não atacou diretamente nem falou mal de nenhum adversário, apenas fez comparações entre o seu governo e os anteriores, apresentando números. “204 mil brasileiros já estão na universidade graças ao Prouni. Só no Rio Grande do Sul são 19.504 beneficiados e só em Santa Maria são quase 700 bolsistas”, afirmou Lula. “Podem pesquisar e ver que, desde a proclamação da República, nenhum outro governo investiu mais em educação que este em 44 meses’, completou.

A bolsa família, principal bandeira de Lula durante a campanha, e os programas sociais do governo federal foram destaque também no discurso do presidente-candidato. “Passamos de R$ 7 bilhões, quando assumi a presidência, para R$ 23 milhões em investimentos na assistência social”, destacou.

A mídia também foi alvo de críticas do presidente, que se queixou que alguns jornais dão destaque para os acusados de corrupção, mas quando estes são absolvidos, a informação não sai “nem sequer no rodapé naquele jornal”.

Os candidatos a governador, Olívio Dutra, e a senador, Miguel Rossetto, participaram do ato. Junto também estavam três ministros: o das Relações Institucionais, Tarso Genro, o do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, e a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, além de candidatos a deputado e o prefeito em exercício, Werner Rempel. A coordenadora do projeto Esperança/Cooesperança…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.arazao.com.br, ou na versão impressa, nas bancas desde as primeiras horas deste sábado.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo