Eleições 2006. Mais duas pesquisas até segunda para testar os corações de petistas e tucanos

A Folha de São Paulo divulga levantamento que encomendou ao Datafolha neste sábado. No máximo, no domingo. É até possível que o resultado seja conhecido ainda nesta sexta-feira. O instituto está realizando 4.304 entrevistas entre esta quinta e sexta-feiras, em 210 municípios.

O jornal O Estado de São Paulo também encomendou pesquisa. Ela está sendo feita pelo Ibope e deve ser publicada na segunda-feira. Estão sendo entrevistados 2002 eleitores desde a terça-feira até este domingo. O número de municípios não foi informado pelo Tribunal Superior Eleitoral, em seu site.

Depois dessas duas aferições, haverá pelo menos mais três na próxima e última semana antes do pleito. Mas já neste final de semana será possível, enfim, saber se o mais recente escândalo (o do Dossiê) pode “pegar” em Luiz Inácio Lula da Silva. Ou, mais que isso, se haverá uma eventual transferência de votos do atual presidente para os demais candidatos.

No Ibope e no Vox Populi, nas pesquisas divulgadas na noite desta quinta-feira, isso não aconteceu. Isto é, para que o segundo turno ocorra, não basta que Lula perca votos. É importante que eles se movam em direção aos outros concorrentes – e não se transformem, por exemplo, em nulos ou brancos.

De qualquer forma, é evidente o nervosismo. Tanto dos lulistas, preocupados com a repercussão do forrobodó envolvendo o PT, quanto dos tucanos, aguardando com ansiedade que o episódio possa significar uma nova chance para Geraldo Alckmin, o segundo colocado nas pesquisas.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *