Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Arquivo

Eleições 2006. Para a revista Veja, olha só, Lula “está a um passo de conseguir a reeleição”

É impressionante: a revista Veja, a mais lida do país, é provavelmente o maior (longe, porém, de único) opositor do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Além dos fatos, por si só grandiosos e suficientemente fortes contra o Presidente que “nada sabia”, a revista forçou a barra, para dizer o mínimo, em várias coisas.

O exemplo mais visível, pelo menos para mim, da falta de isenção e do claro comprometimento político da revista, foi a tentativa de mostrar aos seus leitores que é possível, em plena era da tecnologia, em que um clic é suficiente para transmitir uma montanha de dinheiro de e para qualquer lugar do planeta, U$ 2 milhões foram transferidos dentro de barris – para financiar a campanha de Lula à Presidência, em 2002. Aquilo foi ridículo, para dizer o mínimo. Mas houve quem acreditasse. Aliás, talvez exista ainda hoje alguém que creia em tamanha bobagem.

Pois a Veja esticou a corda, esticou, esticou… e esticou. Escondendo, inclusive, segundo boas fontes, o fato maior para a sua “oposição”: o fato de ter-lhe sido negado empréstimo milionário do BNDES (um banco público, para quem não sabe), que serviria para aliviar-lhe a dívida ainda mais milionária.

Pois é… Pois é… Mas de duas a três edições para cá, tem mudado o comportamento editorial da revista. Não obstante alguns de seus colunistas – o indefectível Diogo Mainardi à frente, com sua falta de educação e ética insuportáveis -, na “Carta ao Leitor”, que é onde está a opinião de seus donos, o tom chega a ser quase cúmplice. Na edição passada, por exemplo, a CL lembrava as diferenças entre o que pensa Lula e o que é pregado pelo partido do Presidente. Mmmmmm… Tentativa de conciliação? Novo pedido de empréstimo? Mmmmmm… Aí tem!

E nesta semana, então, na revista que está nas bancas?! Agora, a parte uma denúncia de utilização política dos Correios (sempre eles), edita uma reportagem em que praticamente confirma o que as pesquisas estão dando: Lula vai vencer. E muito provavelmente no primeiro turno. Ora, ora…

Quer ler a reportagem? Eis parte dela, assinada pela jornalista Julia Duailibi e reproduzida pelo jornalista Ricardo Noblat, em sua página na internet:

“Depois de mais de dois meses de campanha, o presidente Lula está a um passo de conseguir a reeleição já no primeiro turno. Na semana passada, o instituto Datafolha divulgou uma nova pesquisa na qual Lula lidera com 51%, contra 27% do tucano Geraldo Alckmin e 9% de Heloísa Helena. Os números são praticamente idênticos aos do último levantamento, divulgado uma semana antes, mas o que chama atenção é que Lula melhorou seu desempenho nos segmentos que vinham até agora lhe sendo mais críticos – e tudo isso depois de receber más notícias, como o crescimento pífio de 0,5% do PIB no segundo trimestre e o recorde de 10,7% da taxa de desemprego, o maior índice desde abril do ano passado.

Lula conseguiu ampliar o voto entre os eleitores mais ricos e escolarizados e também entre os eleitores dos estados do Sul. Além disso, melhorou seu desempenho em municípios que têm entre 35.000 e 100.000 eleitores, perfil de boa parte das cidades do país, e chegou a um nível inédito de menção espontânea: 41%. “Olhando o gráfico de evolução, que apresenta um crescimento contínuo, percebemos que ele nunca esteve tão favorito quanto agora”, diz o cientista político Mauro Paulino, diretor do Datafolha.

Os números da pesquisa levam uma mensagem de desalento para os estrategistas da campanha de Geraldo Alckmin, pois mostram que duas das principais apostas do tucanato estavam erradas. A primeira era… “


SE DESEJAR ler a íntegra do texto, pode fazê-lo acessando a página do jornalista na internet, no endereço www.noblat.com.br.

SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo, se você for assinante da revista, acessando a página www.veja.com.br.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo