Arquivo

Eleições 2006. Pesquisa Datafolha perguntará, também, sobre “mensalão” e “sanguessugas”

Pelo menos até este momento, só há uma pesquisa sobre o pleito presidencial está registrada no Tribunal Superior Eleitoral. Contratada pela Rede Globo e pela Folha de São Paulo, vai ouvir 3.872 eleitores em todo o país nesta segunda e também na terça-feira, quando deve ser divulgada pelo Jornal Nacional.

A diferença entre esta e as outras pesquisas feita pelo instituto é que, agora, haverá mais perguntas, além das óbvias sobre intenção de voto. Quais? Confira, na notícia divulgada pelo site do TSE:

”Nova pesquisa Datafolha vai perguntar ao eleitor se ele tomou conhecimento de escândalos como “mensalão” e “máfia das ambulâncias”

O Instituto Datafolha registrou nessa quinta-feira (7) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a realização de pesquisa nacional de intenção de voto para a Presidência da República, deputados federais e deputados estaduais/distrital nas eleições gerais de outubro.

Serão realizadas 3.872 entrevistas em todo o país nos dias 11 e 12 de setembro. Os eleitores serão ouvidos em 218 municípios, localizados em 25 unidades da federação. A empresa Folha da Manhã S/A (jornal Folha de S. Paulo) e a Globo Comunicação e Participações S/A encomendaram o levantamento ao custo de R$ 130 mil.

O Datafolha também informa que os municípios e bairros a serem pesquisados serão escolhidos por sorteio. A pesquisa tem intervalo de confiança de 95% e margem de erro máximo de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

O Instituto Datafolha quer saber em que candidato o eleitor “votaria” e “não votaria de jeito nenhum” para o cargo de presidente da República. Num eventual segundo turno o Datafolha pergunta: “se a eleição fosse hoje e ficasse entre dois candidatos, em quem você votaria?”. O eleitor também será questionado sobre o desempenho do atual governo.

Já para a eleição de deputados federais e estaduais/distritais, o instituto quer saber se o eleitor considera que os candidatos eleitos na nova legislatura terão uma atuação melhor, igual ou pior daqueles que estão atualmente no poder. A pesquisa também quer saber se o eleitor tomou conhecimento de escândalos de corrupção, como o ‘mensalão’, ‘máfia das sanguessugas’ e se o seu candidato em que pretende votar estaria envolvido em um dos casos…”


SE DESEJAR ler a íntegra da notícia, e inclusive saber quais as outras pesquisas registradas, pode fazê-lo acessando a página do Tribunal Superior Eleitoral na internet, no endereço http://www.tse.gov.br.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo