Arquivo

Eleições 2006. Resultados oficiais do pleito, só mesmo na madrugada de segunda, 2 de outubro

O voto começa a ser depositado nas urnas eletrônicas, em todo o País, às 8 da manhã de 1º de outubro. O direito democrático poderá ser exercido até às 5 da tarde. E a grande expectativa se voltará para o tempo necessário a que a população saiba quem, afinal de contas, elegeu – para Presidente, Senador, Governador, Deputado Estadual e Federal.

Se o bestunto não falha, no último pleito do tipo, em 2002, no Rio Grande do Sul, antes da meia-noite o Rio Grande já sabia que haveria segundo turno para o governo do Estado e para a Presidência da República. Um pouco depois, constatava-se a consagração de Paulo Paim, do PT, e Sérgio Zambiasi, do PTB, como senadores. E mais adiante, no meio da madrugada, divulgavam-se as nominatas de eleitos para a Assembléia Legislativa e a Câmara Federal.

É até possível que esse prazo se antecipe. Mas não muito. Em todo caso, em Santa Maria, a Justiça Eleitoral já monta o processo de votação e apuração. Nos cartórios das duas Zonas (41ª e 135ª) devem trabalhar quase uma centena de pessoas. E cerca de 2,6 mil estão convocadas a atuar – incluídos mesários e outros voluntários -, como conta reportagem assinada por Letícia Rodrigues, que o jornal A Razão está publicando em sua edição desta terça-feira. Veja:

”Apuração dos votos
deve acabar às 22h

Essa é a previsão do TRE para a eleição majoritária de 1º de outubro. Já a proporcional não há horário definido

Os gaúchos devem conhecer o resultado da eleição majoritária – para presidente, governador e senador – até as 22h do próprio dia do pleito, 1º de outubro. A previsão é do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que espera encerrar a apuração oficial até este horário. De acordo com a Assessoria de Imprensa do TRE, assim que os resultados de todas as urnas forem totalizados, deve ser divulgado os números oficiais das eleições.

Já para a eleição proporcional – deputados federais e estaduais – o TRE não trabalha com previsão oficial de término, já que além dos votos que cada candidato recebe, devem ser computados os votos na legenda e, a partir daí, é feita o cálculo, levando-se em conta o quociente eleitoral ( número de votos válidos nominais e nas legendas divididos pelo número de vagas) e quociente partidário (número de votos válidos nominais e de legendas dados a cada políticos ou coligação, divididos pelo quociente eleitoral).

Nas últimas eleições gerais, em 2002, a apuração passou da meia-noite, tanto para a majoritária quanto a proporcional. Os deputados eleitos só foram conhecidos por volta das 4h, quando 99,9% dos votos tinham sido computados.

Em Santa Maria, nas duas zonas eleitorais – 135 e 41 – o horário das 22h para encerramento da apuração deve ser respeitado. Pelo menos é isso que esperam os chefes dos dois cartórios. “No referendo, no ano passado, o trabalho foi concluído antes das 22h. Nossa expectativa é que, este ano, como são eleições gerais, com candidatos, a atividade demore um pouco mais”, diz a chefe da zona 41, Raquel de Souza.

“Trabalhamos com a previsão do TRE, que é concluir a apuração até às 22h”, completa o chefe da zona 135, Alisson Pedroso, lembrando que …”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.arazao.com.br, ou na versão impressa, nas bancas nas primeiras horas desta terça-feira.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo