Arquivo

Eleições 2006. Semana com (por enquanto) duas pesquisas confirmadas para a Presidência

De acordo com o site do Tribunal Superior Eleitoral, em notícias postadas na sexta-feira, estão confirmados dois levantamentos de intenção de voto para a Presidência da República, a ser divulgados nesta semana.

O primeiro deles será feito pelo Datafolha, por encomenda da Folha de São Paulo e da TV Globo. Serão ouvidos nada menos que 7.712 eleitores em 349 municípios de todo o País, exceto em Roraima e Amapá. As entrevistas serão feitas entre esta segunda-feira e terça. É, dentre todas as pesquisas realizadas até aqui, a que mais gente vai participar.

O segundo levantamento é o que será feito entre esta segunda-feira e a sexta, dia 8, pelo Ibope, e foi encomendado pela Rede Globo. Serão ouvidos 3.010 eleitores em todo o país. Também o Ibope aumenta o número de entrevistados – antes limitados a 2 mil ou pouquíssimo mais que isso.

Presume-se, pelas datas em que serão coletados os dados, que a divulgação da pesquisa Datafolha será nesta terça, e a do Ibope na sexta. Mas isso quem decide são os contratantes.

Para saber um pouco mais sobre as duas pesquisas, leia as notícias divulgadas sexta, pelo TSE:

”Ibope/Rede Globo vai ouvir mais de 3 mil pessoas na próxima semana

O Grupo Ibope registrou nessa sexta-feira, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nova pesquisa nacional de intenção de votos para a Presidência da República encomendada pela empresa Globo Comunicação e Participações S.A.

A pesquisa será feita entre os dias 4 a 8 de setembro, junto a 3.010 eleitores em locais a serem informados posteriormente, o que é facultado pela Resolução 22.143. O levantamento terá o valor de R$ 140,16 mil, custeado com recursos da própria contratante.

O levantamento quer saber em que candidato o eleitor “votaria” e “não votaria de jeito nenhum” para o cargo de presidente da República. Num eventual segundo turno o Ibope pergunta: “se a eleição para Presidente tiver um segundo turno, em quem o senhor votaria?” Os entrevistados também serão questionados sobre o ramo de atividade, grau de escolaridade, cor, religião, renda familiar e time de futebol preferido.

O registro de pesquisas na Justiça Eleitoral é exigido pelo artigo 33 da Lei 9.504/97 e deve ser feito até cinco dias antes da veiculação dos resultados. Caso a lei não seja cumprida, os infratores podem…”



Pesquisa Datafolha vai ouvir mais de 7 mil eleitores na próxima semana sobre sucessão presidencial

O Instituto Datafolha registrou nessa quinta-feira (31), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), comunicação de realização de pesquisa de intenção de votos para presidente da República (Petição 2153) a ser realizada nos dias 4 e 5 de setembro.

A pesquisa, encomendada pelas empresas Folha da Manhã S/A (Folha de S. Paulo) e Globo Comunicação, ouvirá 7.712 eleitores em 349 municípios de 24 estados e no Distrito Federal. Ficarão de fora os estados do Amapá e Roraima.

Ao custo de R$ 130 mil, a pesquisa terá margem de erro máxima da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

O registro de pesquisas na Justiça Eleitoral é …”


SE DESEJAR ler mais informações sobre estas e outras pesquisas registradas, pode fazê-lo acessando a página do Tribunal Superior Eleitoral na internet, no endereço http://www.tse.gov.br.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo