Arquivo

Eleições 2006. Vox Populi aponta Lula vitorioso no primeiro turno. Ele tem 4% de vantagem

Bloqueada pela legislação até a noite desta sexta-feira, já pode ser divulgada (é dia 30 faz mais de hora e meia) a pesquisa feita nos dias 28 e 29 (quinta e sexta-feiras) pelo instituto Vox Populi. O trabalho foi encomendado pela Editora Confiança, que edita a revista Carta Capital e ouviu 2 mil eleitores em todo o país. A margem de erro é de 2,2%, e o registro no TSE aconteceu na terça-feira, sob número 20267/2006.

A pesquisa aponta a probabilidade concreta de vitória em primeiro turno do candidato à reeleição, pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva. Embora apresentando redução, em relação ao último levantamento do Vox Populi, há duas semanas, mantém-se em primeiro lugar no levantamento do eleitorado, com 46% da intenção de voto.

A diferença entre Lula e todos os demais candidatos, somados, é de 4%, na pesquisa estimulada. Geraldo Alckmin, do PSDB, tem 33%; Heloísa Helena, do PSol, tem 7%; Cristovam Buarque, do PDT, e Ana Maria Rangel, do PRP, têm 1% cada um. Os votos brancos ou nulos totalizam 5% e não sabem (indecisos) ou não responderam, 7%.

Na pesquisa espontânea, a diferença pró-Lula é maior. Entre os que responderam em quem vão votar, sem que se lhes tivessem apresentados os nomes dos candidatos, o atual Presidente consegue 44%. Seria o que os especialistas chamariam de “voto consolidado”.

Nesse caso, a vantagem sobre todos os demais sobe para 8% das intenções de voto. Só são lembrados espontaneamente, também, Alckmin (30%), HH (5%) e Cristovam (1%).

Assim, chega-se à véspera da eleição, e apesar de todos os escândalos, reais ou não, dos últimos dias, e depois também do debate da Rede Globo (aferido parcialmente pela pesquisa, que também teve entrevistas na sexta, dia seguinte ao confronto ao qual Lula não compareceu), com a reeleição de Lula aparentemente (aparentemente, repita-se) consolidada.

Mas, neste sábado, ainda outras duas pesquisas de intenção de voto serão divulgadas. Uma, do Datafolha; outra, do Ibope. E se poderá ter mais base para um prognóstico quem sabe definitivo acerca do pleito de domingo.

SE DESEJAR conhecer mais detalhes, com os números completos da pesquisa Vox Populi, pode acessar o site do instituto na internet, no endereço http://www.voxpopuli.com.br/eleicoes_2006/nacional/2006-128-2909-Release.pdf.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo