Arquivo

Futuro. Reuniões técnicas que podem ajudar Santa Maria a receber mais de US$ 20 milhões

Os prefeitos dos municípios que pleiteiam verba que passa dos 60 milhões de dólares, em financiamento a ser concedido pelo Banco Mundial, devem realizar uma reunião em Porto Alegre, no final da tarde desta terça-feira, segundo comunicado assinado por Jair Seidel, coordenador do Escritório do Projeto.

Não se sabe, ainda, quem representará Santa Maria (os outros municípios participantes são Pelotas, Uruguaiana, Bagé e Rio Grande), na medida em que o prefeito Werner Rempel estará em Brasília (leia nota seguinte, mais acima) e, muito provavelmente, não poderá retornar a tempo. Em todo caso, o encontro é proposto pelo Escritório.

De todo modo, algo é certo: dois representantes do Banco Mundial estão em Santa Maria desde esta segunda, devendo ficar também na terça-feira. A cidade, que deverá ser beneficiada com 23 milhões de dólares, para uma série de propostas, recebe Jennifer Sara (coordenadora do projeto, pelo BIRD), Fernando Blanco Cossio (especialista em Fortalecimento Municipal) e Mônica Amorim (especialista em Desenvolvimento Econômico Local).

A prefeitura municipal apelidou, no que toca à cidade, de “Projeto Santa Maria 2020”. E sua assessoria de comunicação, em texto assinado por Francieli Rosa, divulgou a seguinte notícia sobre a reunião havida nesta segunda-feira, com os técnicos do BIRD:

”Representantes do Banco Mundial visitam Santa Maria em busca de dados e para discutir sobre o “Projeto Santa Maria 2020”

Na tarde nesta segunda (04), aconteceu uma reunião entre Secretários municipais e representantes do Banco Mundial para discutir o Projeto “Santa Maria 2020”, que tem o objetivo de realizar um conjunto de ações estratégicas em variados setores da cidade (ver lista), através de um empréstimo de mais de US$ 20 milhões do Banco Mundial. O Prefeito Werner Rempel agradeceu a presença dos profissionais que ficam na cidade até quarta-feira (06) e também ressaltou que as discussões sobre o projeto vêm acontecendo há bastante tempo, e sempre com bons resultado.

No início do encontro o presidente do Escritório da Cidade, Vilson Serro, destacou os principais dados indicadores de Santa Maria e, depois, destacou em que consiste o Projeto “Santa Maria 2020”. Serro explicou a importância do projeto, já que Santa Maria está localizada na Metade Sul do estado, e é considerada pobre por ter um PIB per capita baixo em relação a outros locais. Serro também lembrou que muitos pontos que serão beneficiados com o empréstimo foram retirados do Plano Diretor do município. Com a verba repassada, devem acontecer o desenvolvimento institucional, urbano e rural, além da geração de emprego e renda e melhoramento ambiental da cidade.

A coordenadora do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado do Banco Mundial, Jenifer Sara, destacou a importância da apresentação do Projeto para que a partir disso, aconteça uma agilidade no processo. A consultora salientou que está a disposição para discutir o projeto e, também, para avaliar em conjunto quais os impactos e resultados que a cidade quer obter com o empreendimento.

O Especialista em Fortalecimento Municipal, Fernando Blanco Cossio, também realizou uma explanação sobre a importância de fazer uma…”


”Setores do Projeto Santa Maria 2020 que serão beneficiados:
– Viabilidade econômica e ambiental para o Corredor Norte-Sul;
– Micronegócios;
– Ações para o Arroio Cadena;
– Ações para aterro sanitário;…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem oriunda da Assessoria de Imprensa do Executivo, pode fazê-lo acessando a página da Prefeitura na internet, no endereço http://www.santamaria.rs.gov.br/.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo