Arquivo

Análise. Alckmin se deu melhor no debate, mas conquistar voto que é bom, nem ele nem Lula

Enfim, surge uma opinião sobre o debate na TV Bandeirantes. O primeiro dos observadores políticos de alcance nacional a dar o seu pitaco no confronto entre Lula e Geraldo Alckmin, é o veterano jornalista Etevaldo Dias, em sua página na internet.

E a opinião de ET sobre o encontro dos dois presidenciáveis não deixa de ser instigante. Ao mesmo tempo em que, para ele, o tucano se saiu melhor (“mais impositivo, com raciocínio mais claro”) que o petista (“mais na retranca, com menos momentos de brilho”), nenhum dos dois chegou a ganhar votos, a depender da noite deste domingo. Por que a (apenas) aparente contradição? Leia você mesmo:

”Nem Alckmin, nem Lula ganharam votos com o debate

Não creio que nenhum dos dois candidatos tenha conseguido conquistar votos do adversário nestas duas horas de debate. Nenhum dos dois conseguiu atingir o público do outro, falaram para a própria platéia.

Alkmin estreou o seu estilo agressivo e saiu-se bem no inicio, talvez tenha exagerado no tom ao longo do debate. Chamar o concorrente de mentiroso repetidas vezes pareceu grosseiro.Não combina com seu estilo de bom moço e passou a impressão de um candidato pré-fabricado pelos marqueteiros.

Alckmin carregou no discurso da moralidade que atende a classe média,onde já detém a maior fatia dos seus eleitores. Portou-se mais como executivo do que um homem com sensibilidade social, que poderia lhe ter aberto portas para eleitores que ganham até R$ 700 reais, onde não tem votos.

Lula nunca foi bom de debate e continua o mesmo. No início mostrou-se acuado, nervoso e respondeu mal as questões fundamentais para sua candidatura, como a do dinheiro do dossiê. Antes de ser presidente podia contar com a condescendência do eleitor por ser apenas um operário aspirando a presidência, agora é o presidente.

Lula terá que, repito comentário anterior, que conseguir uma resposta verdadeira e convincente para esta questão antes de partir para o segundo debate. Não dá para enrolar mais. Ele não consegue esconder o constrangimento quando toca no assunto.

No final, minha avaliação é de que Geraldo Alckmin saiu melhor, foi mais impositivo no debate e dominou bem a palavra, com raciocínio mais claro.

Lula esteve mais na retranca e teve poucos momentos de brilho ao longo do debate. Confiou demais no proprio desempenho, fez…”


SE DESEJAR ler a íntegra do texto, pode fazê-lo acessando o blog do jornalista Etevaldo Dias na internet, no endereço http://blogdoet.blig.ig.com.br/.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo