Arquivo

Análise. Debate teve, sim, um ganhador. O que não significa mudança no quadro eleitoral

Fui atrás dos analistas. Como, afinal de contas, os observadores políticos do centro do Pais viram e entenderam o debate da Globo e o que, objetivamente, o resultado do evento pode significar de concreto para o pleito que, em segundo turno, se decide domingo.

Afinal, quem venceu? E o que a eventual vitória importará (se importará) para o confronto entre Lula e Alckmin nas urnas – e não na tela da televisão? Essas perguntas foram respondidas, entre outros, pelo veterano jornalista Etevaldo Dias. Leia o que ele escreveu, em sua página na internet:

”Alckmin foi melhor no discurso e Lula melhor em cena

Alckmin, na minha opinião,venceu o debate por pontos, mas nem levou nada. Não reverterá o quadro eleitoral favoravel a Lula. Não nocauteou o adversário, mas passou a impressão que deteve a iniciativa e controlou melhor os temas.

Lula aparentemente não se adaptou bem ao modelo da Globo. As perguntas dos eleitores indecisos com problemas reais e atuais, como disse no comentário anterior, é pior para quem já governo. Qualquer que seja a sua resposta do candidato a releição, o eleitor poderá perguntar “Por que ainda não fez”.

O candidato de oposição não tem que explicar nada quanto ao presente, só prometer tudo de bom para o futuro.

Alckmin tentou no primeiro bloco bater na tecla da corrupção sem sucesso. No último bloco, deu uma boa estocada ao dizer que os criminosos do PCC estão presos, mas os denunciados por corrupção neste governo estão soltos.

Escrevi no comentário da manhã que o eleitor na dúvida prefere não mudar, e vota no candidato à reeleição. As pesquisas indicam este comportamento. Alckmin reconheceu o fato no final do programa quando disse: “Não troque o certo pelo duvidoso é um slogan medroso”, tentando convencer o eleitor que pode votar pela mudança.

Lula não chegou a ficar acuado como no primeiro debate na Bandeirantes, mas passou mais tempo respondendo a Alckmin do que formulando o próprio discurso. Terminou bem o debate mencionando conquistas do seu governo de forma segura e convincente.

Lula teve postura de cena melhor que a de Alckmin; falava de frente para o candidato. Por mais de uma vez tocou no braço do adversário para chamar-lhe a…”


SE DESEJAR ler a íntegra do texto, pode fazê-lo acessando o blog do jornalista Etevaldo Dias na internet, no endereço http://blogdoet.blig.ig.com.br/.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo