Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Arquivo

Câmara. Ufa! O debate político está de volta. Ah, e tem o compreensível exagero de Tubias

Depois de mais de dois, quase três meses de um marasmo de dar dó, finalmente retornou o debate político à Câmara de Vereadores. E olha que a TV Câmara ainda está sob a restrição da legislação eleitoral. Mas, pelo menos, os edis santa-marienses, à falta de projetos relevantes para votar, pelo menos na sessão de ontem, pelo menos foram à tribuna. E falaram.

Claro que o assunto principal, nem poderia ser outro, foi o pleito de 48 horas antes. E do qual, aliás, nada menos que cinco parlamentares municipais, participaram como candidatos. A queixa maior, desde sempre, é a falta de apoio aos concorrentes locais. E, no caso deste ano, a diminuição da representatividade de Santa Maria na Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados.

O Diário de Santa Maria, através da jornalista Alexandra Zanela, publica hoje reportagem acerca da sessão. Vale a pena ler. Ah, Tubias Calil (que teve bom desempenho eleitoral na cidade, mas insuficiente para lograr uma vaga na Assembléia) teve um dia de, mmm, digamos, de Tubias Calil. Exagerou feio nos números. Disse que se “deu o trabalho de contar, 700 candidatos fizeram votos em Santa Maria”.

Menos, vereador, menos. Aqui mesmo você deve ter lido, ainda na madrugada de domingo, matéria especial a respeito. No máximo, no máximo, foram 499 os concorrentes votados pelos santa-marienses. Afinal, esse foi o número total de candidatos. Em todo caso, é compreensível e aceitável o exagero do edil. É preciso entender. Eu consigo. Ah, leia a reportagem da Alexandra:

”O choro do pouco voto
Vereadores criticam a diminuição de deputados e a falta de apoio aos locais

A pauta de ontem na Câmara de Vereadores tinha pouca coisa prevista. Em 20 minutos, estava tudo decidido. Já o espaço que os parlamentares têm para se manifestar foi disputadíssimo. Onze dos 14 políticos falaram. E o assunto não poderia ser outro: o resultado das eleições. E, claro, a baixa votação para deputados na cidade.

As críticas foram para a migração dos votos e o apoio de lideranças de Santa Maria para candidatos de outras cidades. Os vereadores apoiaram 10 candidaturas de fora e 13 daqui. Tubias Calil (PMDB), o primeiro a falar, disse que não faltou opção na cidade para os eleitores escolherem.

– Me dei o trabalho de contar, 700 candidatos fizeram votos na cidade. Perdemos de eleger quatro deputados estaduais e, pelo menos, três federais – reclamou ele.

Vilmar Galvão (PT), que apoiou dois candidatos “forasteiros”, lembrou que, da mesma forma como os santa-marienses estão reclamando dos votos que foram embora, outras cidades também estão pelos políticos daqui que fizeram votação nessas cidades.

Isaías Romero (PDT), aproveitou para dizer que os eleitores deram um recado nas urnas. Para ele, a prefeitura terá de fazer uma avaliação, porque o desempenho do PT na cidade foi o pior dos últimos anos…


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.clicrbs.com.br/jornais/dsm/.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo