Arquivo

Debate na Record 6. Lula apenas administra a dianteira. Alckmin só tem uma saída: atacar

Com 20%, na pior das hipóteses, de dianteira sobre seu oponente, como atestam as pesquisas eleitorais, o presidente (e candidato à reeleição) Luiz Inácio Lula da Silva não precisa ganhar voto algum a mais. A ele basta administrar a diferença favorável. Seu adversário precisa conquistar pelo menos 12,5 milhões (mais um) dos votos. É sua única chance. E tem seis dias pra isso.

Por conta desse quadro, Lula foge o quanto pode das perguntas, exceto das que podem favorecê-lo – fez uma apaixonada defesa do nordeste, no bloco que acaba de encerrar. Aproveitou um lançamento feito por seu oponente, Geraldo Alckmin.

Quanto ao candidato do PSDB, não tem alternativa alguma, exceto atacar, atacar. E atacar – tentando obviamente pegar o adversário com a guarda baixa. Até agora, só roçou a boca do estômago. Mas nada de balançar, menos ainda um nocaute. Se ganhou algum voto (e há dúvidas a respeito), foi até aqui insuficiente.

E ainda cometeu pelo menos um erro grave: será que o eleitor médio está interessado em política externa? E, se estiver, anti-americano como é, gostará de saber da preferência de Alckmin pelos países ricos? O que, do ponto de vista econômico pode até estar correto, mas não é de economia que se está falando, senão que de eleição.

Enfim, ao atual titular do posto, basta não cair. Pode até escorregar, desde que não se esborrache no chão. Definitivamente, a tarefa de Alckmin, um sujeito aparentemente cordato, é complicada. Ele não sabe dosar os golpes. Pode acabar escorregando.

Faltam as considerações finais. Quem estará assistindo esse debate no momento? Palpite: nenhum indeciso. Este já foi dormir. Afinal, trata-se do confronto mais chato da campanha eleitoral. É o que penso.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo