Arquivo

Educação. Redução de custos descentraliza provas da UFSM. Mas economia da cidade perde

Essa notícia foi originalmente postada na noite de sexta-feira, 6 de outubro. Por sua relevância para a comunidade de Santa Maria, ela vai aqui republicada


O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) definiu nesta sexta-feira as regras para o vestibular da instituição, e também da Unipampa, no verão de 2007.

Entre as decisões tomadas pelos conselheiros está a data do concurso, entre 9 e 12 de janeiro, coincidindo com o realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). As inscrições já começam no próximo dia 16, se prolongando até 30 de novembro.

Provavelmente, porém, a medida de maior repercussão, tomada pelo CEPE, é a descentralização das provas. Isto é, o concurso não será mais centralizado fisicamente em Santa Maria, e os inscritos poderão escolher entre sete cidades que têm sedes da UFSM ou da Unipampa.

O resultado da decisão é óbvio: haverá uma redução do movimento de vestibulandos, e suas famílias, durante a semana do concurso, em Santa Maria. Isso tem um alcance impossível, talvez, de ser medido neste momento. No entanto, é evidente que, em relação a vestibulares anteriores, o próximo trará menos dinheiro para a economia da cidade.

Conversei hoje à tarde com dois empresários. E ambos estimam em cerca de 50% a diminuição do dinheiro em circulação na cidade no período do concurso, em relação aos episódios de anos anteriores. Cá entre nós, é chute. Mas bem dado, talvez. Logo, logo saberemos a reação (se houver) das lideranças empresariais de Santa Maria.

Enquanto isso, fiquemos com a reportagem a respeito das decisões do Conselho Superior da UFSM, distribuída aos veículos de comunicação, pela assessoria de imprensa da instituição:

”UFSM aprova edital do Vestibular / concurso será unificado com a Unipampa / prova de Redação será à tarde

Os estudantes que se inscreverem, a partir do próximo dia 16, ao Vestibular da Universidade Federal de Santa Maria e da UNIPAMPA, vão encontrar várias modificações no concurso em relação a anos anteriores. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFSM aprovou, na manhã desta sexta-feira, uma série de alterações, como a coincidência de datas com o Vestibular da UFRGS – as provas serão realizadas de 9 a 12 de janeiro. A Redação será realizada na sexta-feira à tarde, possibilitando que os candidatos tenham mais tempo para decidir pela prova do PEIES ou do Vestibular. A classificação final dos candidatos será feita pelo somatório de pontos, ao invés da média harmônica.

Outra alteração aprovada é a descentralização das provas: cada candidato poderá escolher entre uma das sete cidades onde o Vestibular da UFSM e UNIPAMPA será aplicado: Santa Maria, Palmeira das Missões, Frederico Westphalen, Alegrete, Itaqui, São Borja, São Gabriel ou Uruguaiana. Será aplicada a mesma prova, nos mesmos dias e horários. A unificação com a UNIPAMPA inclui a reserva de 20% das vagas para o Programa de Ingresso ao Ensino Superior (PEIES) para os cursos sediados nos cinco campi da nova instituição. Uma das vantagens levantadas pelos conselheiros que aprovaram, por unanimidade, o parecer do relator dos processos envolvendo o Vestibular da UFSM e UNIPAMPA, é que as provas descentralizadas vão permitir uma diminuição de custos operacionais.

O reitor Clovis Lima, que presidiu a reunião do CEPE, considerou as alterações um avanço no processo de Vestibular, que vão torná-lo mais democrático. Ele lembra que a média harmônica não é bem compreendida pela população em geral. “Do ponto de vista institucional e acadêmico, a média harmônica é a ideal, mas para a opinião pública, a compreensão não é fácil. O Vestibular não é um processo acabado, temos é que procurar aperfeiçoá-lo”, disse o reitor.

As inscrições iniciam no próximo dia 16 e vão até 30 de novembro. Todos os detalhes sobre as inscrições serão publicados em edital e no manual do candidato.

Outras alterações aprovadas pelo Conselho são:

– a inclusão da disciplina de Filosofia, com 15 questões distribuídas em três provas; – elevação do valor da Redação de 4% para 4,7619%, que equivale à metade de uma prova objetiva;
– fim da listagem de inscrições anuladas;
– eliminação do documento do candidato da ficha de inscrição eletrônica;
– eliminação da necessidade de procuração para inscrição de candidatos ausentes;
– possibilidade do candidato ficar com o caderno de questões ao final da prova;
– possibilidade de interpor recursos via site;
– novos critérios de desempate pelas últimas vagas.

Os novos critérios de desempate para aqueles cursos que tiverem mais de um candidato concorrendo à última vaga e com o mesmo desempenho em termos de pontuação, serão diferenciados por centros de ensino. Isso vai possibilitar que cada área tenha uma definição por…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página do UFSM na internet, no endereço www.ufsm.br.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo