Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Arquivo

Geografia. Santa Maria vai discutir o novo mapa urbano. Projeto prevê 43 bairros. Hoje são 24

A Câmara de Vereadores passou um bom período praticamente inativa. Cinco de seus integrantes, mais de um terço, buscavam vaga na Assembléia Legislativa ou na Câmara dos Deputados. Nenhum teve êxito. De qualquer forma, nos últimos três meses, afora projetos denominativos de logradouros públicos, e outros de importância restrita, nenhum grande tema passou pelo parlamento municipal.

Havia (e há, ainda) pelo menos dois, que interessam à comunidade inteira, especialmente e contribuinte. Um busca acabar com o nepotismo na Câmara e na Prefeitura. Outro prevê a regulamentação do pagamento de diárias no Legislativo. Ambos estão parados. Tanto quanto o debate político, que sumiu na casa mais bonita da rua Vale Machado.

Pode ser, pooode ser, que agora, com o término do pleito, em primeiro turno, o trabalho dos edis seja retomado com muita disposição. E uma novidade. Agora são três os projetos relevantes e que interessam a todo mundo: a redistribuição dos bairros da cidade, proposta pela prefeitura. Dos 24 atuais, passaremos a 43. A discussão estão instalada. Audiências públicas programadas. Eis, aí, um bom tema para discussão – juntamente com os outros dois, por ora engavetados, e também, deve-se acrescentar, a proposta da vereadora Anita Costa Beber, que sugere o banimento da venda de bebidas alcoólicas nos postos de gasolina.

Especificamente em relação ao novo mapa urbano da cidade, o jornal A Razão publica, neste final de semana, interessante e elucidativa reportagem. Vale a pena ler:

”Comunidade vai discutir
nova divisão dos bairros

Comissão Especial da Câmara vai promover mais de 40 audiências públicas para tratar do assunto

A Comissão Especial da Câmara de Vereadores, que deve analisar o projeto do Executivo que trata da criação de unidades urbanas e altera a divisão do perímetro urbano de Santa Maria, irá promover uma série de audiências públicas para discutir a questão. O cronograma ainda está sendo organizado.

Por enquanto, apenas uma audiência está confirmada para o próximo dia 18, às 17h, no plenário da Câmara. Nesta segunda-feira, às 11h, a comissão reúne-se com o secretário de Educação, Pedro Maboni, para definir alguns dos encontros que ocorrerão nas escolas municipais. Igrejas, clubes, centro comunitários e CTGs também devem receber as audiências.

As modificações incluem a criação de novos bairros e a divisão da cidade em sete regiões administrativas. A cidade, que atualmente tem 24 bairros, passaria a ter 43 conforme o projeto.

Além disso, o mapa geográfico do município está dividido nas regiões Norte, Sul, Leste e Oeste. Pela proposta, as regiões passam a ser Núcleo Central, Norte, Sul, Leste, Extremo Leste, Oeste e Extremo Oeste. Os principais motivos para a mudança são as solicitações da comunidade e de empresas que trabalham ou dependem da entrega de correspondências, como Correios, AES Sul, Corsan e concessionárias de telefonia.

O presidente da Comissão Especial, vereador Sérgio Cechin (PP), lembra que o novo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (PDDUA), aprovado pela Câmara no início do ano, também estabelece divisão territorial, definindo índices urbanísticos. Segundo Cechin, é preciso que o Projeto de Lei do Executivo esteja adaptado para atender ao novo Plano Diretor.

O relator, vereador Vilmar Galvão (PT) diz que o objetivo da comissão é produzir tantas audiências quantas forem os projetos de novos bairros. “Isso para que cada bairro possa participar, tomando consciência das novas divisões e dos…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.arazao.com.br, ou na versão impressa, nas bancas desde a manhã deste sábado.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo