Arquivo

Mapa do voto. Onde quem ‘está com a bola’ é Lula. E onde o ‘dono do jogo’ é Alckmin

A quem suspeite das agências oficiais de notícia. E têm boas razões para isso. Afinal, historicamente, o chamado jornalismo “chapa branca” predominou. Mas, e isso tem pelo menos uma década, os profissionais contratados para esse tipo de trabalho conseguem produzir resultados fantásticos, em que o interesse público predomina.

É verdade que há um longo caminho a percorrer, ainda. Mas exemplos notáveis já podem ser percebidos. Um deles é o da Assembléia Legislativa do RS, que está dando um banho de cobertura no pleito deste ano, do ponto de vista do Parlamento. Algumas de suas reportagens já foram (e continuarão sendo) citadas e parcialmente reproduzidas aqui mesmo.

E pode-se incluir na lista, com absoluta tranqüilidade, a Agência Brasil, braço da Radiobrás, responsável por toda a comunicação do Governo Federal. Pois, desde sempre, nos últimos tempos, a AB dá de lavada a muitos órgãos ditos “independentes”. Avanço mais: consegue fazer um jornalismo isento, ao contrário de muitos veículos de comunicação privados, especialmente os grandões, que muito distantes estão da independência e do serviço que deveriam prestar.

Agora, mesmo, a Agência Brasil produziu uma série de reportagens que ninguém “isento” conseguiu, ou quis, fazer. Foram, os profissionais da AB, atrás do que seria o “mapa do voto” no primeiro turno, em relação ao pleito presidencial. Se você ler as matérias nos jornais desta sexta-feira ou no final de semana sem a devida assinatura (aliás, um desrespeito que aqui você não verá nunca), pode acreditar: é trabalho da Agência Brasil.

Vou mostrar a seguir apenas um desses textos primorosos, baseados em dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral. Assinado pela repórter Juliana Cézar Nunes, informa e oferece dados consistentes, as capitais do país em que o vencedor foi Luiz Inácio Lula da Silva. E as que teve como vitorioso o oposicionista Geraldo Alckmin. E traz vários detalhes interessantíssimos. Confira:

”Lula vence na maioria das capitais com menor índice de desenvolvimento; Alckmin, nas de maior

No primeiro turno das eleições presidenciais, o candidato à reeleição Luiz Inácio Lula da Silva (PT-PRB-PC do B) foi o mais votado em 15 das 27 capitais. Já o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, obteve mais votos em 12 delas.

Um cruzamento de dados sobre votação e as condições sócio-econômicas mostra que, entre as dez capitais com maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), Alckmin ganhou em sete – as três da região Sul, três do Centro-Oeste e São Paulo. Já entre as dez com menor IDH, Lula foi vencedor em sete – quatro na região Nordeste e três no Norte.

O IDH é uma medida que varia de 0 a 1, composta por indicadores que acusam o bem-estar da população em três dimensões: expectativa de vida, educação e renda per capita. Foi criado em 1990 para ser uma alternativa às comparações sobre níveis de desenvolvimento. Os últimos dados disponíveis para o IDH no Brasil são de 2002, do Atlas de Desenvolvimento Humano 2002, estudo do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Nas 15 capitais onde Lula foi mais votado, a média registrada de IDH é de 0,797. Já nas 12 capitais onde Alckmin alcançou mais votos, esse índice é de 0,817. Quanto maior o índice, que varia de 0 a 1, melhores as condições sócio-econômicas e educacionais da cidade. A média geral das capitais é de 0,806.

Em apenas três casos, o resultado da votação na capital não correspondeu ao total do estado: Sergipe e Alagoas, onde ganhou Lula, enquanto em Aracaju e Maceió o vencedor foi Alckmin, e Rondônia, onde ganhou Alckmin, enquanto Lula foi o mais votado na capital, Porto Velho.

Os índices foram obtidos pela equipe da Radiobrás a partir do cruzamento de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Atlas da Exclusão SocialM, levantamento coordenado pelos economistas Márcio Pochmann e Ricardo Amorim.

Confira as capitais onde os candidatos foram mais votados e os respectivos índices de desenvolvimento humano:…”


SE DESEJAR ler esta e todas as outras reportagens que mostram o verdadeiro mapa do voto, pode fazê-lo acessando a página da Agência Brasil na internet, no endereço http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2006/10/12/materia.2006-10-12.2358349166.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo