Arquivo

Opinião. Um eleitor militante. Mas indeciso

Publico, a seguir, texto de análise que recebi de Marionaldo da Costa Ferreira. Ele escreve sobre os dois contendores finais à Presidência da República. E fala de suas próprias dúvidas, antes e depois do debate de ontem, na TV Bandeirantes:


“Sabe, pela primeira vez que eu lembre, estou em uma eleição apenas como expectador. Sempre imaginei que ficar assim era ruim, quem não alimenta uma paixão ou uma posição era o mesmo que não ter vida e essas coisas, que todo apaixonado faz.

Tenho recebido e-mails de vários simpatizantes e ou militantes dos dois partidos que disputam o segundo turno. Leio um por um e comecei a ver essas manifestações de forma diferente que via antes.

Assisti ontem todo o debate. Não acho que um ou outro ganhou o debate, até porque os debates, na minha concepção, não são para ganhar ou perder, mas sim para esclarecer e propor algo para a nação.

Como não está existindo debate com propostas, iniciei analisando a postura dos candidatos. Lula esta mais com medo de não saber explicar nada, pois sempre disse que nada sabia. Usa algumas expressões que chegam a doer. Sua posição neste segundo turno deverá ser de se fazer de vitima, a grande vítima de um sistema que renega os que não tem estudo, que são pobres etc e tal..Essa posição é boa na medida que uma vitima do sistema tende a se identificar com os excluídos.

Mas se ele mesmo diz que neste País nunca se fez política de inclusão como agora, os excluídos são em menos número, além do que quem passa a linha da pobreza a tendência e querer mais, ir além, portanto, essa identificação pode dificultar a sua reeleição. Mesmo assim quer ser o pai dos pobres e oprimidos.

O Geraldo, que não sei quem inventou isso no primeiro turno, ouvia nas ruas “quem é esse Geraldo..”, parece estar mais centrado no desenvolvimento, na produção e portanto na classe emergente, classe média, em todas as categorias.

Porém, essa classe média é a pior classe de todas. Por quê??? A classe média quer ser rica, não suporta a pobreza, admira os bem ricos e quer ser igual a esses. Com os pobres tem uma relação de poder quase absoluto, torna-se opressora em alguns casos.

Se tudo isso que digo não for uma grande bobagem, o debate não tem que ir para o plano das idéias mesmo, porque os dois candidatos são a mesma coisa, ou melhor, os dois partidos são a mesma coisa. “farinhas do mesmo saco..” lembra?

Lula nada sabe e nada quer saber…Alckmim tudo sabe e nada fará. Basta ver os apoios deles. Olívio Dutra tinha razão, temos de cuidar as más companhias.

No caso do Lula e do Alckmim, andam muito mal acompanhados. Nesse aspecto não pode haver ataques entre eles.

No Partido dos Trabalhadores existia a máxima que é no ataque que se vence. Neste momento estão na defesa por conta de sucessivos erros de conduta de alguns “graúdos” militantes.

No PSDB, existia a máxima que em cima do muro que se vê melhor as coisas. Ontem pelo menos, saíram de cima do muro, não sei se caíram para o lado certo.

De tudo tem uma coisa: o PT e o PSDB polarizam o mesmo campo ideológico: a social democracia. A diferença é de conduta de seus membros e discípulos.

Esta difícil se posicionar. Pois são iguais na essência, se fossem diferentes seria mais fácil. Isto colocado assim pode ser considerado um desabafo de alguém que ama fazer política, mas que esta sem tesão, sem paixão. E um homem nessas condições é nada.

Portanto sou um nada querendo tudo, de partidos que não tem nada de novo a oferecer a não ser a busca do poder pelo poder.”

Marionaldo Ferreira

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo