Arquivo

Piratini. Última pesquisa dá Yeda na frente. Para vencer, Olívio terá que virar 350 mil votos

Faltam pouco menos de 12 horas para que o Rio Grande vá as urnas. Imagina-se que, descontadas abstenções, nulos, brancos e indecisos, os votos válidos possam somar algo como 7 milhões. Segundo pesquisa feita pelo Ibope, e divulgada por Zero Hora neste sábado, a candidata do PSDB, Yeda Crusius tem 55% dos votos válidos. O que significaria algo em torno de 3 milhões e 850 mil votos. Seu desafiante, Olívio Dutra, do PT, tem 45% – ou 3 milhões, 150 mil votos.

A ser verdadeiros os dados do levantamento – para o qual foram ouvidos 2.002 eleitores em 99 municípios entre quarta e sexta-feiras – na véspera do pleito a diferença, em votos, entre Yeda e Olívio é de 700 mil votos. A matemática indica que a candidata tucana tem excelentes possibilidades de conquistar o primeiro mandato dela como governadora do Rio Grande do Sul. Para evitar a derrota, e conquistar uma vitória que a muitos parece virtualmente impossível, mais que conquistar indecisos, que a esta altura, se existem, são residuais, o petista terá que “virar” – isto é, convencer eleitores de Yeda a votar nele – nada menos que 350 mil eleitores.

Esses números são, obviamente, uma avaliação claudemiriana da pesquisa Ibope. E não constam da reportagem a respeito que ZH publicou neste sábado. O jornal limita-se a divulgar o resultado. Sequer “chamada” de capa recebeu. Pelo menos não os percentuais. Em todo caso, confira o teor:

”Diferença pró-Yeda diminui no Ibope

A última pesquisa Ibope para o governo do Rio Grande do Sul mostra uma diminuição na vantagem da candidata Yeda Crusius (PSDB) em relação ao seu adversário, Olívio Dutra (PT). A diferença, que era de 24 pontos percentuais no levantamento anterior, realizado entre os dias 17 e 19 de outubro, agora está em 10 pontos, levando em conta apenas os votos válidos (excluídos brancos, nulos e os indecisos).

Conforme o Ibope, Yeda está com 55% dos votos válidos e Olívio, com 45%. Em relação aos votos totais, a diferença entre a tucana e o petista é de nove pontos. A candidata do PSDB aparece com 49% das intenções de voto contra 40% do candidato do PT. Os indecisos são 7%…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página de Eleições do ClicRBS na internet, no endereço http://www.clicrbs.com.br/jornais/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&edition=6632&template=&start=1&section=Pol%EDtica&source=Busca%2Ca1330300.xml&channel=9&id=&titanterior=&content=&menu=23&themeid=&sectionid=&suppid=&fromdate=&todate=&modovisual=.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo