Arquivo

Por aqui. Números finais do pleito que deu a vitória a Yeda Crusius, nova governadora gaúcha

Yeda Crusius, do PSDB, conquistou 53,94% dos votos válidos depositados ontem pelos gaúchos nas cerca de 25 mil urnas eletrônicas espalhadas pelo Estado. Com isso, elegeu-se governadora do Rio Grande do Sul, em resultado anunciado oficialmente pelo Tribunal Regional Eleitoral perto das 8 da noite. A diferença, no final, chegou a pouco mais de 493 mil votos.

Saiba mais sobre o pleito, inclusive as primeiras palavras e anúncios da governadora eleita, e a manifestação do derrotado, na reportagem de Mirella Poyastro, da Agência de Notícias da Assembléia Legislativa – que, aliás, fez uma grande cobertura do pleito. Confira:

”Yeda é eleita primeira governadora do RS

O Rio Grande do Sul terá a primeira governadora da sua história. Com 100% votos apurados, Yeda Crusius (PSDB) foi eleita para ocupar o cargo máximo do Executivo gaúcho com 53,94% dos votos válidos contra os 46,06% de Olívio Dutra (PT). A vitória de Yeda foi anunciada oficialmente pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) às 19h50, mas às 19h23, ela já estava matematicamente eleita, com 93,44% dos votos apurados. E no dia 1º de janeiro de 2007, quando ela assumir o comando do Palácio Piratini, levará com ela o PSDB, também pela primeira vez, à linha de frente do governo do Estado. Antes de Yeda, os tucanos estavam acostumados a compor a chapa majoritária como vices ou integrar a base aliada do partido que estava no governo. Os votos nulos alcançaram 162.821 e os brancos 128.693. A abstenção ficou em 1.196.957.

Às 20h, da sede estadual do PSDB, Yeda Crusius agradeceu a todos os voluntários, que desde o início da campanha, acreditaram em um projeto de mudança para o Rio Grande do Sul. “Foi a boa política que, mais uma vez, fez do Estado o que nossa tarefa pretende construir: a união em favor do Rio Grande para vencer os desafios”, afirmou Yeda. Ela ressaltou que o Executivo eleito terá que contar com a solidariedade dos outros poderes para enfrentar a crise financeira.

Transição “O primeiro telefonema que recebi foi do governador Germano Rigotto, e amanhã (30), já temos um encontro marcado para iniciar o processo de transição, com a ajuda, também, de todos os partidos que compõem a Assembléia para entrar em um novo ciclo de desenvolvimento sustentado do Estado”, anunciou. Yeda adiantou que desde o primeiro dia de governo apresentará projeto de lei à Assembléia para normatizar o pagamento de precatórios.

A primeira mulher eleita governadora do RS creditou sua vitória à “história dos gaúchos que têm opinião forte sem importar o gênero e sim a confiança de uma proposta de governo”. Yeda afirmou ainda que no primeiro dia de governo será reafirmado o compromisso de governar com radical democracia e aberto o Orçamento do Estado de forma realista, o que, segundo ela, iniciará já no processo de transição.

Pacto pelo Rio Grande “O Pacto pelo Grande mostrou a responsabilidade da Assembléia Legislativa, apresentando propostas para solucionar e zerar o déficit de caixa”, afirmou. Ela previu ainda que o Pacto ainda será palco de discussão em breve e de forma madura. Yeda anunciou ainda a criação do gabinete institucional para fortalecer as relações com os municípios e com os partidos políticos.

Boa luta Às 19h32, Olívio admitiu a vitória de Yeda com 95,85% dos votos apurados. Em coletiva à imprensa, ele parabenizou a tucana, “eleita pela maioria no processo democrático”. O petista afirmou: “Queria dizer para a candidata Yeda Crusius que reconhecemos sua vitória e afirmamos que contribuímos para um bom debate de idéias”. Ele frisou que a luta continua. “A boa luta sempre vale a pena”, ressaltou, ao defender a necessidade de consolidar a democracia no Brasil.

Votação Com 100%, Yeda venceu Olívio por uma diferença de 493.853 votos. Apesar de o PT ter vencido em Porto Alegre por uma margem apertada de votos – 50,26 % a 49,74% -, Yeda esteve a frente de Olívio na Capital até 99,70%, quando o petista garantiu a vitória em seu reduto histórico, por 4.327 votos. No entanto, perdeu nos dois turnos em Canoas, cidade governada pelo PSDB, mas ganhou em Gravataí também nas duas etapas do pleito.

Yeda venceu em 20 regiões do Estado. Ela ampliou sua expressiva votação do 1º turno, quando venceu em 19 das 24 regiões do Rio Grande do Sul, conforme a divisão dos Conselhos de Desenvolvimento Regional (Coredes). Ela virou a disputa nas regiões Noroeste Colonial e Metropolitana, que tinham dado vitória a Olívio no 1º turno, mas perdeu no Vale dos Sinos, onde tinha vencido no início de outubro…”


SE DESEJAR ler a íntegra da notícia, pode fazê-lo acessando a página da Assembléia Legislativa na internet, no endereço http://www.al.rs.gov.br.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo