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Seriam dois. Só o ministro da Educação veio. O do Transportes, não. Vem o diretor do DNIT

Estava prevista a vinda a Santa Maria, nesta terça, do ministro dos Transportes, Paulo Passos. Não vem mais, informou a sua assessoria. A alegação é outra agenda. Ok, ok. Em seu lugar vem o diretor geral do Departamento Nacional de Infra-estrutura e Transporte, Hideraldo Caron – que, aliás, poucos sabem, é formado pela UFSM. Caron deverá assinar as ordens de serviço para execução das obras dos trevos do Castelinho e da Uglione e, também, novos trechos da BR-158, que liga Santa Maria a Rosário do Sul.

De qualquer forma, a cidade não pode, mesmo que quisesse, se queixar da visita de ministro. Um veio nesta segunda-feira. Fernando Haddad, titular da pasta de Educação no governo Lula, esteve na boca do monte. Visitou a Unifra (Centro Universitário Franciscano) e a Universidade Federal. Em Camobi, ministrou a “aula inaugural” da instituição, nesse segundo semestre letivo.

A propósito da visita de Haddad, e do que ele falou enquanto esteve na UFSM, leia a reportagem assinada por Letícia Rodrigues, e que o jornal A Razão está publicando em sua edição desta terça-feira:

”Haddad defende investimentos
em todos os níveis de educação

Ministro da Educação esteve ontem na cidade, onde proferiu aula inaugural na Universidade Federal de Santa Maria

A divisão do sistema educacional (Educação Básica – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, e Educação Superior) foi um dos principais assuntos da aula inaugural que o ministro da Educação, Fernando Haddad, proferiu ontem na Universidade Federal de Santa Maria. “É preciso combater esse conceito que fragmenta ao invés de unir”, falou ele.

Haddad disse isso ao afirmar que é preciso investir em todos os níveis de educação e não apenas focalizar no Ensino Fundamental, justificando os investimentos que o governo federal vem dando ao Ensino Superior. Ontem, a aula inaugural, que deu início ao segundo semestre letivo da UFSM, também foi o marco do começo das atividades nas extensões da universidade em Frederico Westphalen e Palmeira das Missões e nos cinco campi que estão sob responsabilidade da instituição em São Borja, São Gabriel, Uruguaiana, Itaqui e Alegrete. Os locais, junto com mais cinco campi sob responsabilidade da Universidade Federal de Pelotas, vão formar a futura Universidade Federal do Pampa.

O ministro ainda apresentou dados que comprovariam que é preciso investir em todos os níveis para que haja uma melhoria da qualidade da educação no país. Segundo ele, estatísticas do Inep/MEC, mostraram que crianças de famílias pobres que cursaram a Educação Infantil têm dois anos a mais de escolaridade do que as que não cursaram. “Quem fez a Pré-escola tem 32% de chances a mais de concluir a Educação Básica do que quem não fez”, afirmou.

A correlação entre Ensino Superior e Educação Básica foi apresentada através de números que mostram o défict de profissionais nesta área. Conforme Haddad, atualmente faltam 200 mil professores do Ensino Médio. Outros 200 mil que atuam no Ensino Fundamental não têm curso superior, a mesma situação de 400 mil que atuam na Educação Infantil. “Essa ponte entre o Ensino Superior e a Educação Básica será mais visível através do projeto da Universidade Aberta, que prevê a formação de professores da Educação Básica, através de polos mantidos por estados e municípios. Os professores das universidades públicas é que ficarão responsáveis pela capacitação desses profissionais”, explicou Haddad.

A maior atenção ao tema da educação também foi um dos aspectos apresentados pelo ministro durante o evento. “Não só na eleição presidencial, mas também nos estados, o debate sobre a educação permeou o debate político”, salientou. A mídia, especialmente a impressa,também teria papel importante nessa…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.arazao.com.br, ou na versão impressa, nas bancas nas primeiras horas desta terça-feira.

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