Arquivo

Vedoins. Ops. Agora, CPI não fica só em quem comprou, mas também em quem está no dossiê

A situação claramente está se modificando, no que toca à Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga a máfia das ambulâncias (ou CPI dos sanguessugas). Antes, só se falava em petistas envolvidos na compra de um dossiê para supostamente prejudicar o tucano José Serra e, por tabela, Geraldo Alckmin. Tanto que, lembra?, a grande mídia mudou o nome do tal dossiê várias vezes, sempre buscando proteger uns e outros, a começar pelo próprio Serra, o primeiro apelido do truvisco. Depois passou para dossiê “Vedoins” e, mais recentemente, a nomenclatura virou “Cuiabá”. O cristalino (basta ler a revista Veja para saber) é que o alvo era apenas e tão somente o PT – certo ou errado.

Pois, percebe-se agora, pela reportagem assinada por Jonas da Silva, de Cuiabá, para a agência de notícias britânica Reuters, que os petistas não foram deixados de lado e obviamente têm muuuuita culpa no cartório. Esquecê-los não é possível, nem seria correto. Mas também outro viés começa a ser, enfim, explorado: o conteúdo do papelório.

Por conta dessa nova fase da investigação, devem ser chamados a depor, informa o jornalista, também os citados no dito cujo dossiê. Inclusive Abel Pereira (que não é meu parente), que teria negócios pouco claros com Barjas Negri, do PSDB, atual prefeito de Piracicaba, e ex-segundo de Serra no ministério da Saúde, pasta que assumiu quando o então titular foi disputar a Presidência da República e período em que, diz-se, começou afetivamente a funcionar a máfia. No governo de Fernando Henrique Cardoso, aliás.

Geeeente. Finalmente estou começando a acreditar que (1) se saberá de onde veio a dinheirama para comprar o dossiê e (2) será possível conhecer a efetiva participação do ex-ministro da Saúde de FH. Não há anjos nessa história, parece evidente. Ah, leia você mesmo a reportagem do correspondente da Reuters:

”CPI ameaça declarar ilícito dinheiro para compra de dossier

O subrelator da CPI dos sanguessugas, deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), ameaçou nesta segunda-feira declarar “ilícito” o equivalente aos 1,7 milhão de reais apreendidos pela Polícia Federal em São Paulo com petistas que tentavam comprar um dossiê contra políticos tucanos.

“Ou o PT fornece dados pelo diretório nacional ou vou concluir, como relator, que a origem do dinheiro é ilícita e não declarável”, disse o deputado a jornalistas.

De acordo com ele, não tem mais por que a CPI reproduzir a investigação que a PF vem fazendo, já que isso retardará ainda mais os trabalhos.

“O dinheiro não é declarado. Nenhum dos ouvidos (até agora) informou a origem. A origem é ilícita ou não declarável”, insistiu o parlamentar.

Paulo Rubem Santiago (PT-PE), outro membro da CPI, disse que há indícios de que os recursos podem ter sido arrecadados junto a casas lotéricas, grandes armazéns ou centros comerciais do Centro-Oeste. “A origem do dinheiro pode ter qualquer relação”, afirmou.

Outros parlamentares da comissão informaram que a CPI dos Sanguessugas pedirá a quebra do sigilo bancário e fiscal de todos os envolvidos na operação da compra do dossiê contra políticos tucanos.

Essa decisão pode ser formalizada na terça-feira (hoje), quando a comissão tem reunião marcada em Brasília. Eles podem aprovar ainda a convocação do empresário Abel Pereira, de Piracicaba, para explicar seu envolvimento na negociação do dossiê e nas fraudes de compra de ambulâncias superfaturadas com o uso de dinheiro público.

“Todos os que direta e indiretamente se envolveram no episódio do dossiê serão ouvidos pela CPI”, disse o subrelator da comissão, deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), ao incluir nessa condição o empresário Abel, o ex-diretor do Banco do Brasil Expedito Veloso e o ex-secretário do Ministério do Trabalho Osvaldo Bargas.

“Sabe-se que parte do dinheiro é ilícita e parte é oficial. A CPI e o Ministério Público Federal vão…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página da Agência Reuters na internet, no endereço http://br.today.reuters.com/news/.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo