Arquivo

O que virá (2). Conheça as áreas (e as secretarias) em que se organizará o governo Schirmer

Como você leu em nota imediatamente anterior, logo abaixo, o organograma do próximo governo municipal prevê a divisão da administração em quatro áreas distintas. Ressalvando que, como o prefeito eleito Cezar Schirmer (foto) não tornou públicos os nomes de alguns (seis, provavelmente) secretários e menos ainda as pastas que comporão cada área, o que você lerá a seguir é um exercício do repórter, com base no que colheu junto a fontes próximas ao próximo governo.

 

Assim, o desenho político-administrativo da gestão Cezar Schirmer/José Farret, a partir de 1º de janeiro, prevê a divisão das atribuições nas seguintes áreas:

 

1) PLANEJAMENTO E GESTÃO – com as pastas de Administração (Carlos Brasil Pippi Brisola), Finanças (Antonio Carlos Lemos), Chefia de Gabinete (Giovani Manica) Procuradoria (indefinido), Segurança e Comunicação (essas últimas sem o status de secretaria). Aqui se inserirá, enquanto existir, a Secretaria Geral de Governo (Jorge Pozzobom).

 

2) DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO – O motor dessa área, em princípio, deve ser o Escritório da Cidade (Júlio Rasquin), que pensará a cidade estrategicamente. Mas terá que se integrar, necessariamente às pastas de Desenvolvimento Urbano (que deverá englobar as atuais pastas de Turismo e Desenvolvimento Econômico, e cujo titular ainda é desconhecido) e Desenvolvimento Rural (Rodrigo Menna Barreto).

 

3) DESENVOLVIMENTO SOCIAL – Tende a ser a área de maior visibilidade pública (e política) do novo governo. Seja pela natureza das pastas que a compõem ou, até, pela personalidade de seus titulares. Falta, ainda, o nome do responsável pela pasta de Assistência Social (a menos, o que é muito improvável, que seja extinta e suas atribuições distribuídas por outras secretarias). Mas estão definidos os donatários da Saúde (José Farret), Educação (Pedro Aguirre), Cultura (João Luiz Roth) e Esporte e Lazer (Tubias Calil).

 

4) INFRA-ESTRUTURA URBANA E RURAL – Eis aqui, talvez, o maior dos nós ainda não desatados do governo. Ou, por outra, que deve ter sido desatado neste final de semana ou assim será entre hoje e amanhã. Compõem o setor duas áreas fundamentais para a vida da cidade. Não se sabe, ainda, quantas secretarias a esse setor serão vinculadas. Mas pelo menos duas, não importa o nome, são certas: a que cuidará das Obras e a que se envolverá com o Trânsito. A primeira poderá ter sob sua responsabilidade (e crescerá ainda mais em importância, se for esse o caso) o Plano de Aceleração do Crescimento – que prevê investimentos superiores a R$ 70 milhões apenas no próximo ano. E uma terceira, que também está interligada às duas citadas, não importa o nome, se insere nessa área: Proteção Ambiental.  Uma observação: dependendo da forma como a pasta for encarada pela administração, também aqui poderá ser incluída a pasta de Desenvolvimento Rural, se sua missão for exclusivamente utilitária, e não como formuladora de projetos. A conferir.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo