A insistência. O que não falta, na Câmara dos Deputados, é proposta que trata de reeleição
Segundo reportagem publicada pela Folha de São Paulo, nesta quarta-feira (confira, lá embaixo, as sugestões de leitura), há nada menos que 36 propostas de emenda à Constituição que prevê algum tipo de mudança no instituto da reeleição.
Boa parte, é preciso levar em consideração, nada mais é do que iniciativa destinada a marcar a posição do parlamentar. Mas é bom ficar de olho: afinal de contas, ainda que uma dezena de agremiações (inclusive toooodas as maiores) já tenham se manifestado contrárias, não falta algum insistente a querer fraudar a democracia tenra do país com idéias exóticas como a reeleição sem limites para os cargos executivos, de prefeito a Presidente da República. Inclusive o atual, Luiz Inácio Lula da Silva.
Em todo caso, repito o que você já leu aqui: a população não pode estar aos sobressaltos, em matéria eleitoral. Já tivemos, em passado recente, um presidente, José Sarney, que distribuiu centenas de concessões de rádio e TV, apenas para ganhar mais um ano de mandato.
Como tivemos outro, Fernando Henrique Cardoso, que fez de tudo e mais um pouco para aprovar a possibilidade de reeleição. Isso foi em 95/96. Ele atingiu o objetivo, se candidatou e conquistou novo mandato. Pois, agora, há quem pense, por exemplo, em acabar com a reeleição, aumentando de novo o período no Executivo, de quatro para cinco anos.
Enfim, não há como a sociedade se acostumar com alguma coisa, com esses interesses invariavelmente oportunistas, de ocasião. Ou simplesmente casuístas, como já tem sido a norma na jovem democracia nativa. Que tal, de vez em quando, deixar tudo como está, para ver como é que fica? Hein? Por uns, digamos, 30 anos – a partir de agora? A velha e boa democracia agradece.
SUGESTÕES DE LEITURA – confira aqui a reportagem Reeleição é alvo de 36 projetos só na Câmara dos Deputados, na Folha de São Paulo.
Leia também, para saber minha opinião, a nota Presidência. Não tem importância alguma, mas este site se posiciona a favor da reeleição, que escrevi aqui em 14 de abril passado.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.