DestaqueEsporte

FUTEBOL AMERICANO. Atual vice, T-Rex pretende passear pela Região Sul para buscar um novo título

Equipe catarinense busca manter hegemonia regional e retomar a nacional

Na última edição, bicampeões do Rex perderam na grande final para o João Pessoa Espectros, da Paraíba (Foto Richard Ferrari/T-Rex)

Por Pedro Pereira

Quando o time tem história, a camisa – ou o shoulder pad (as ombreiras dos equipamentos de proteção) – pesa em campo. O pentacampeão catarinense e bicampeão brasileiro, Timbó Rex (T-Rex), vem para a Conferência Sul da Liga BFA ciente das surpresas que podem acontecer devido ao períodos sem partidas, porém preparados para manter sua hegemonia na região.

Visando difundir, além do esporte, a importância do caráter e da disciplina – valores fundamentais para o time – foi fundado, em 2007, a equipe de futebol americano Rhinos Football. Porém, com o objetivo de alçar voos maiores e buscar o topo, a franquia mudou sua identidade para a que se usa até os dias de hoje, alterando a marca para Timbó Rex, três anos após a criação da equipe.

A partir de 2012, com a renovação dos ares e a evolução do cenário catarinense e nacional de futebol americano, o preto e vermelho da pequena cidade de Timbó se espalhou pelo território brasileiro. Antes da implementação da Liga BFA, havia duas competições brasileiras do esporte da bola oval: o Torneio Touchdown, do qual o Rex alcançou o segundo lugar em 2014 e o título em 2015, e a Superliga Nacional, vencido pela equipe de Timbó em 2016. Desde a junção dos dois torneios em 2017, formando a atual BFA, os timboenses ainda não conseguiram retornar ao seu auge, tendo como resultados notáveis a terceira colocação em 2018 e o vice-campeonato da última edição, em 2019.

A BFA é a primeira competição que Timbó disputa desde 2019. De lá para cá foram apenas amistosos (Foto Richard Ferrari/T-Rex)

Com a pandemia, as temporadas de 2020 e 2021, na realidade, não existiram devido a suspensão dos torneios em todo solo nacional. Pouquíssimas equipes conseguiram continuar com as atividades durante o período. Porém, diferentemente do Rio Grande do Sul e do Paraná, Santa Catarina não retornou com a competição estadual em 2022. De acordo com o que o fundador do T-Rex, Bruno Takahashi, contou ao site especializado Salão Oval (AQUI), a decisão de não retomar o Catarinense é fundamental para o regresso tranquilo de cada equipe à rotina de treinos e às práticas presenciais do futebol americano.

Mesmo sem partidas oficiais, o gigante de Timbó não ficou parado por todo esse período. Em dezembro do ano passado, foram disputados amistosos contra o Manaus FA e o Galo FA, dos quais o Rex venceu por 38 a 0 e 34 a 14, respectivamente. Sobre o confronto contra a equipe de Minas Gerais, o fundador da franquia timboense afirmou ao Salão Oval que não se pode comparar a preparação das duas equipes, uma vez que Timbó e Belo Horizonte, casa do adversário, foram afetados pelo Covid-19 de maneiras distintas, pela estrutura de cada município.

Apesar da humildade de Bruno Takashi, vencer uma equipe como o Galo, campeão nacional em 2016 – sob a alcunha de Sada Cruzeiro – e 2017, além de ter o apoio do clube de futebol Atlético Mineiro, que venceu o Brasileirão e a Copa do Brasil em 2021, é uma grande conquista. Dessa forma, o T-Rex chega forte para a disputa da Liga BFA sonhando além da Conferência Sul: eles estão aqui para o título de campeão brasileiro.

A estreia do Timbó Rex na Liga BFA é contra o Itajaí Almirantes, no Complexo Esportivo de Timbó, no dia 12 de junho às 14h30.

LEIA TAMBÉM:

FUTEBOL AMERICANO. Site fará ampla cobertura da Conferência Sul da Liga BFA. “Soldiers” presentes!” (AQUI)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo