Artigos

O declínio da oposição? – por Gilson Piber

Se no veranico de maio, o PT santa-mariense não aproveitou o calor para se animar ao embate municipal de 2012, a tendência é de pouca mudança com a chegada do inverno e as baixas temperaturas. Parece que governar Santa Maria saiu das prioridades petistas. As principais estrelas da sigla, no momento, declinam da disputa. Nomes alternativos também não são apontados para encarar o pleito de outubro do próximo ano. Há uma sinalização de que os petistas do Coração do Rio Grande estão tranquilos e/ou desinteressados, pois sobram cargos nos governos federal e estadual.

Me recordo que, em outros tempos, o PT juntava a oposição combativa e encarava qualquer disputa. O ex-deputado Marcos Rolim, muitas vezes, foi para o sacrifício e sempre representou com muita dignidade a sigla nas eleições municipais. Não tinha mau tempo, muito menos receio de derrota. Valia mobilizar os militantes e os eleitores para ideias diferentes, numa campanha alegre e propositiva. Mas era uma outra época, com mais luta e menos acomodação. Com a ascensão ao poder, o PT mudou muito, assim como parte significativa de suas lideranças e militantes.

Enquanto o prefeito Cezar Schirmer segue lépido e fagueiro rumo à reeleição, alguns petistas beijam a mão do Papa Bento XVI no Vaticano e o tucanato faz gritaria em vão na Assembleia Legislativa. É bem verdade que a politica é dinâmica, mas Schirmer encaminha mais quatro anos no Paço Municipal, por alguns feitos na sua administração, mas também porque a oposição não dá as caras, muito menos faz força para enfrentar o peemedebista.

Como dizia o narrador Roberto Brauner: “A vida tá cara, o tempo não para e os números contam a história do espetáculo”. Julho de 2011, Schirmer segue favorito à reeleição para prefeito de Santa Maria. Méritos do prefeito ou incompetência da oposição, principalmente o PT? Ou os dois fatos? O palco de 2012 já está montado, mas só um ator entrou em cena. Os demais ensaiam, ensaiam e ensaiam. Temem o adversário ou não querem assumir o protagonismo da disputa? Que venham as respostas.

Gilson Piber – [email protected]

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Independente da temperatura ou dos atrativos cargos no Planalto ou Piratini, a verdade é que o Prefeito está fazendo uma ótima gestão e, por mérito, será reeleito para continuar inovando, melhorando e engrandecendo cada vez mais a nossa Santa Maria. Parabéns Prefeito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo