Arquivo

Coalizão. Executiva do PMDB não esconde mais a vontade do partido de aderir ao Governo

Era mais ou menos esperado. Os sinais internos e externos ao PMDB já mostravam isso: a agremiação vai aderir ao governo, participando da coalizão proposta por Luiz Inácio Lula da Silva. A confirmação oficial se dará, segundo estima o presidente peemedebista Michel Temer em não mais que duas semanas, “depois de ouvidas as instâncias partidárias”.

Conversa de político. Na verdade, até as pedras sabem que os governistas (e eventuais adesistas, bem ou mal-intencionados) saíram extremamente fortalecidos nas urnas. Aliás, condição que seria a mesma se o vencedor do pleito fosse o tucano Geraldo Alckmin.

Se bem que há algumas dúvidas sobre o quantum de apoio efetivo terá o governo (depois de distribuídos cargos importantes, inclusive, talvez, mais de meia dúzia de ministérios) em pelo menos uma das Casas Legislativas. No Senado, seis parlamentares (o número pode chegar a oiro) do PMDB declararam “independência”. O que significa, objetivamente, muita negociação direta à vista.

Sobre tudo isso, e especialmente a visita feita a Lula pela executiva nacional peemedebista, liderada por Temer, no meio do dia desta quarta-feira, você confere na reportagem de Tyago Pariz, da sucursal brasiliense do “G1”, o portal de notícia das Organizações Globo:

”APÓS REUNIÃO COM LULA, CÚPULA DO PMDB DECIDE ADERIR AO GOVERNO
Presidente do partido, Michel Temer, diz acreditar que em duas semanas poderá oficializar a adesão, após ouvir as instâncias internas

O presidente do PMDB, Michel Temer, afirmou nesta quarta-feira (22) que o partido quer integrar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em uma coalizão a partir do segundo mandato.

Satisfeito, Temer classificou o diálogo com Lula como inédito. “O governo tomou a providência de apresentar uma pauta. Isso é impar, inédito. Eu não me recordo de uma conjugação de forças políticas que se ancorasse numa proposta de projetos para o país. Isso facilita muito a presença do PMDB. O que nao desejamos é ser apodado de fisiológico, ou seja, apoio em troca de cargo. Não, é apoio em troca de projetos”, acrescentou.

Para tornar a adesão oficial, resta ouvir a Executiva Nacional e o Conselho Político do partido, que pode ocorrer já na próxima semana. “Queremos consultar todas as instâncias, para que o partido esteja institucionalmente representado no governo. Nós não queremos repetir os equívocos do primeiro mandato, quando não houve nenhum tipo de consulta”, afirmou Michel Temer após um encontro de uma hora e meia com Lula.

O presidente apresentou ao grupo uma agenda mínima com sete pontos, entre os quais as reformas política e tributária, compromisso com política econômica voltada para o desenvolvimento, consolidação de programas de transferência de renda, além da formação de um conselho político formado pelos presidentes dos partidos aliados.

“A amplíssima maioria do PMDB está disposta a ser co-responsável pelas políticas públicas para o país”, afirmou Temer. Segundo o peemedebista, nesse contato não se falou em composição ministerial. Ele disse que caberá a Lula indicar em quais pastas o PMDB poderá ser representado.

Temer chegou ao Palácio do Planalto por volta das 12h, acompanhado dos deputados Moreira Franco (RJ), Tadeu Felipelli (DF), Henrique Eduardo (RN) e o presidente do PMDB paulista, Orestes Quércia. “O Michel resolveu trazer a Executiva para simbolizar o partido como um todo”, disse o parlamentar potiguar.

No Palácio do Planalto, acredita-se que uma negociação formal com o partido, deixando de lado a política no varejo feita com suporte dos senadores Renan Calheiros (AL) e José Sarney (AP), transforme em aliada a grande maioria do PMDB.

Renan e Sarney, apesar da tentativa de união do partido, têm patrocinado o boicote às reuniões que envolvem Temer para tentar enfraquecê-lo nas negociações com o Planalto. O grupo peemedebista que aderiu antes ao governo não aceita que a ala “tucana” tenha participação igualitária no segundo mandato.

Sem divisão O grupo que foi ao Palácio do Planalto pretende fazer um esforço para que a ala representada por Renan e Sarney tenha representação institucional no partido. Quércia pretende fazer essa ponte e disse compreender que ambos postulem o posto de interlocução com Lula.

“É natural que eles queiram ser interlocutores, mas ambos têm de compreender que é importante que a negociação seja com todo o partido. Nós temos responsabilidade em acertar a situação. Seria importante que gente do Sarney e do Renan se incorporasse à Executiva do partido”, disse o ex-governador paulista.

Temer rechaçou inclusive a divisão entre as duas alas, governista e oposicionista. “Não gostaria mais de fazer essa distinção. Vamos nos esforçar para não ter mais isso”, disse o presidente do PMDB, que compartilha da visão de Lula de que a negociação institucional com os partidos pode fazer o segundo mandato mais estável que o primeiro….”


SE DESEJAR ler a íntegra da notícia, pode fazê-lo acessando a página do “G-l”, o portal de notícias das Organizações Globo, no endereço http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,AA1359548-5601-413,00.html.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo