Arquivo

Coluna Observatório. “Valdeci Oliveira terá que decidir. Ou será um zumbi na Prefeitura

O que você leu no texto anterior é retrato de algumas coisas óbvias. Uma é o ressentimento de petistas com a falta de espaço no Executivo. É um núcleo significativo (embora minoritário e administrativamente incompetente – tanto que parte já foi até Cargo de Confiança, e está na rua, querendo voltar). Outra, também evidente, é que os rumores (informações?) só surgiram agora, com o oportunismo próprio dos que esperavam a melhor oportunidade para destilar veneno: a derrota do PT em Santa Maria, no último pleito, combinada com o erro político de Valdeci, que apoiou candidato não local à Assembléia Legislativa.

Mas, será que o PT perdeu mesmo? Afinal, o número de votos feito por Olívio e Lula foi maior até do que os qye Valdeci conquistou para eleger-se prefeito. A diferença é que, para a Prefeitura, não há segundo turno. Logo, o petismo, em votos, está do mesmo tamanho, ou talvez maior – para relembrar: o prefeito elegeu-se com 51.935 votos. Agora, Olívio fez 57.987; e Lula 54.791. Ambos no segundo turno.

Dirá o leitor, com razão, mas, e daí? Daí que, com certeza, alguma coisa o prefeito terá que fazer. Ou dá um para-te-quieto no zumzum, ou será tragado por ele e, simplesmente, não conseguirá mais governar. O que, convenhamos, não é nada conveniente para a cidade e seus habitantes.

A realidade é que os projetos do governo estão todos com não petistas. Estes, diga-se, quando estavam nos cargos, nada fizeram. No entanto, é direito legítimo de Valdeci Oliveira dar uma volta atrás. Afinal, é o homem que tem a caneta.

Só que ele precisa se decidir. O que quer, afinal, para os próximos dois anos? Apostar em Lula – que está reduzindo o quadro de petistas no governo, em nome da governabilidade – e fazer um governo plural e com maiores chances de receber o apoio de toooooda a sociedade, e não de um grupo específico. Ou sucumbir aos interesses obviamente menores dos que perderam suas tarefas no Executivo e agora pretendem retornar para fazer exatamente aquilo que faziam antes: nada. Ou quase nada.

Atenção: aqui não se está preocupado com o PT ou o governo, mas com o que se quer desta cidade. Um partido sem suficientes quadros competentes para governar? Ou uma cidade que pode crescer, com muitos ajudando quem está no Poder. A escolha é de Valdeci. E ele terá que fazê-la. Ou será um prefeito zumbi, vagando até o final do mandato.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo