Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Arquivo

Mea-Culpa. Presidente diz que errou, ao chamar muitos amigos no primeiro mandato

Ao que eu saiba, foi a primeira vez que o Presidente da República admitiu, publicamente, ter errado na composição do primeiro escalão de governo, em seu primeiro mandato – que se encerrra em 31 de dezembro. A partir do que Lula disse, nem precisa ser muito esperto para saber a quem ele se referia. Basta ver os escândalos revelados a partir de junho de 2005 e quem se envolveu neles.

O que chama a atenção é a aparente disposição do Presidente de “não repetir o erro”, como ele próprio declarou. A frase, complementada por outro equívoco confessado (não atender mais diretamente os governadores, a partir de determinado momento), foi dita em meio a um papo com os chefe de executivo estaduais que o apóiam diretamente. O encontro foi nesta quinta-feira, em Brasília, e sobre especificamente o mea-culpa, leia a reportagem de Tiago Pariz, do G1, o portal de notícias das organizações Globo. A seguir:

”LULA ADMITE ERRO AO NOMEAR AMIGOS NO PRIMEIRO GOVERNO
“Em vez de vocês procurarem amigos, procurem por uma pessoa qualificada para o cargo”, disse a 16 governadores eleitos aliados durante encontro em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconheceu nesta quinta-feira (23) que priorizou a escolha de amigos e não de pessoas qualificadas durante a montagem de sua equipe no primeiro mandato. Falando para uma platéia composta por governadores aliados, Lula disse que a escolha dos integrantes representa 50% do sucesso de um governo.

“Nessa hora, não tem relação de amigo. Agora é chefe de estado. Em vez de vocês procurarem amigos, procurem por uma pessoa qualificada para o cargo que espera uma chance. Eu aprendi uma lição. Com a máquina pública mais eficiente e qualificada, mais fácil é para o governante governar”, disse o presidente.

Na escolha da equipe que integraria o primeiro escalão do governo, Lula foi bastante criticado por ter nomeado petistas próximos e derrotados na eleição de 2002. O presidente admitiu ainda ser mais fácil nomear do que demitir integrantes da administração. Os casos mais emblemáticos de ministros que deixaram o governo sob denúncias de irregularidades são os de Antonio Palocci e José Dirceu.

Ex-chefe da Casa Civil, Dirceu pediu demissão do cargo por ter sido envolvido nas denúncias do escândalo do mensalão – o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB) o acusou de ser o chefe do esquema do mensalão, o que Dirceu nega. Palocci também pediu demissão depois que investigações da Polícia Federal apontaram…”


SE DESEJAR ler a íntegra da notícia, pode fazê-lo acessando a página do “G-l”, o portal de notícias das Organizações Globo, no endereço http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,AA1361243-5601,00.html.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo