Arquivo

Opinião. Luciano Ribas de volta, nada feliz com o preconceito contra pobres. E outras coisas

”Nesta semana recebi por e-mail um texto eivado de preconceitos, cuja linha mestra era a execração do presidente Lula e de todos os que nele votaram, tratados como um bando de miseráveis venais e ignorantes, uma escumalha embrutalhada cuja razão de existir seria cercar uma disforme e indefinida “elite”.

Entre crimes (de maior ou menor monta) e bobagens pueris, tal texto em dado momento declara: “não sei o que meu bisavô tinha na cabeça, quando resolveu migrar da Itália para esta pocilga. Infeliz decisão”. A frase, a própria negação da sutileza, é uma forma indireta de dizer “olhem, sou branco e de origem européia! Exijo respeito!”. Quem não tem argumentos banha-se fartamente na desumanidade…

Quando li isso – e tive estômago para tanto – confesso que lembrei da foto do velho Stefano com a sua Giudita. Pensei nele deixando sua pátria, sua língua, seus familiares, trazendo consigo 2 filhos pequenos através de todo um oceano. Lembrei que Pieve D’Olmi fica ao lado do Rio Pó, portanto deve ser um lugar fértil e rico. Que diabos então fez com que este italiano louco saísse do “primeiro mundo” para vir ter cá nesta “pocilga”?.”


Os parágrafos acima são parte do artigo ”D’além mar”, do colaborador dominical deste site, Luciano Ribas – e que acabo de postar. Basta ir à caixa de “Artigos”, ao lado, para lê-lo na íntegra. Boa leitura!

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo