Arquivo

Opinião. Luciano Ribas e os contrastes, ou nem tanto, entre o Novo e o Velho Mundo

” A mim algumas coisas saltaram aos olhos. A evidente divisão do trabalho entre imigrantes asiáticos, latino-americanos e africanos, de um lado, e europeus, do outro. Aos primeiros as tarefas intermediárias, braçais, menores; formalmente, eles estão ali, visíveis, mas coadjuvantes na cidadela. Aos segundos, a administração e o controle, a tarefa renovada de senhores, destino que lhes causa glória e indica sua decadência há décadas.

Mas o que mais me impressionou foi o desenho pós-moderno do espaço e do tempo naquele local. Não existem referências numa arquitetura pensada para o transitório, onde em dias as fachadas podem ser outras e o passado pra sempre apagado. Nem o tempo pode ser contado pelo deslocamento do sol, simplesmente porque o mundo ali é fechado, autônomo, condenado ao presente eterno pela troca constante dos que atendem e dos que são atendidos. Um lugar esteticamente belo, até podemos dizer, mas triste como todos os simulacros de felicidade que a sociedade consumista oferece.”


Os parágrafos acima são parte do artigo ”A cidadela”, do colaborador dominical deste site, Luciano Ribas, excepcionalmente publicado nesta quarta-feira, em função de viagem oficial do articulista à Europa. Basta ir à caixa de “Artigos”, ao lado, para lê-lo na íntegra. Boa leitura!

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo