Arquivo

Partidos. Vem aí um grande confronto interno, via convenção, do PMDB do Rio Grande do Sul

Agora não tem mais como adiar. Isso já foi feito em maio do ano passado, lembra? Então, para evitar maiores conflitos, inclusive a decisão sobre ter ou não candidato a Presidente da República, o que acabou não ocorrendo, a direção nacional do PMDB adiou por 12 meses as convenções estaduais marcadas para o final de 2005.

Nem precisa enxergar muito para perceber que o peemedebismo está dividido em, no mínimo, duas alas, quem sabe três ou até quatro. Mas agora não tem mais jeito, e o partido terá que realizar suas convenções. No caso do Rio Grande do Sul, especificamente, o evento está marcado, segundo li no site do PMDB/RS, para a primeira quinzena de dezembro.

São quase mil convencionais do estado inteiro que se dirigirão a Porto Alegre. E é lá que se dará o embate. São dois grupos fortes. Um, liderado pelo deputado Eliseu Padilha. Trata-se, digamos, de um pragmático que apóia incondicionalmente o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do PSDB, do qual foi ministro. E que repetiu agora, chancelando, no Rio Grande, a candidatura Geraldo Alckmin , para a Presidência. E, no segundo turno, antes mesmo de uma posição oficial, abraçou o nome da tucana Yeda Crusius para o Piratini.

O outro grupo tem como lideranças principais o senador Pedro Simon, atual presidente da sigla no Estado, e o governador Germano Rigotto. Entre os integrantes dessa ala está o santa-mariense Cezar Schirmer.

A disputa, nos bastidores, é intensa. E o que se pergunta é: quem vai dominar a agremiação? Assim, olhando meio de soslaio, a impressão é que Padilha vai passar como um trator sobre seus adversários, os mais históricos peemedebistas. Será?

Enquanto você reflete sobre isso, leia a notícia sobre a convenção, mandada publicar na página de internet, do PMDB do Rio Grande do Sul:

”Convenção estadual ocorrerá na 1ª quinzena de dezembro

O presidente do PMDB-RS, senador Pedro Simon, confirmou a realização da convenção estadual da legenda até o dia 14 de dezembro. Na ocasião 902 peemedebistas elegerão os membros do diretório estadual, da comissão de ética e os delegados e seus respectivos suplentes à convenção nacional.

O prazo foi definido pela comissão executiva nacional em 4 de maio de 2005, quando prorrogou por um ano os mandatos dos atuais membros.

Para concorrer, as chapas deverão ser apresentadas completas até oito dias antes da convenção. Para tanto é necessário requerimento ao presidente da comissão executiva.

O edital de convocação deverá ser publicado na imprensa oficial e afixado na sede estadual do partido com antecedência mínima de oito dias.

Serão escolhidos 71 membros titulares do diretório estadual – dos quais fazem parte o líder da bancada do partido na Assembléia Legislativa e os ex-presidentes da executiva gaúcha – e 23 suplentes. Também serão eleitos delegados à convenção nacional (36 titulares e 36 suplentes)…”


SE DESEJAR ler a íntegra da notícia, pode fazê-lo acessando a página do PMDB do Rio Grande do Sul na internet, no endereço http://www.pmdb-rs.org.br/noticias_pmdb.php?id=6621.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo