Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Arquivo

Sedufsm. Festa dos 17 anos tem cultura, debate e mais um livro: “Reflexões Docentes”

A Seção Sindical dos Docentes da UFSM é uma das entidades representativas de trabalhadores mais combativas e com larga participação na comunidade. E está comemorando, num mês inteiro, os 17 anos de existência – completados no último dia 7.

São várias as atividades realizadas para marcar a data. E elas incluem desde manifestações culturais (como a que acontecerá amanhã, na escola marista Santa Marta, com um concerto da Orquestra Sinfônica), debates e até o lançamento de um livro, com direito até a champanhe. Confira mais detalhes no material distribuído agora há pouco aos veículos de comunicação, pela assessoria de imprensa da entidade:

“Reflexões docentes” na comemoração de 17 anos

A noite desta terça, 28, foi de comemoração, com direito a champanhe, bolo, discursos e poses para fotos. O motivo foi dos melhores e mais importantes: o lançamento do segundo volume do “Reflexões Docentes”, livro que reúne a coletânea de artigos publicados entre junho de 2004 e junho de 2006 no jornal A Razão e a partir de 2005 no Diário de Santa Maria. A atividade acabou coroando a série de atividades promovidas pelo sindicato, ao longo de novembro, com o objetivo de comemorar os 17 anos da entidade, fundada em 7 de novembro de 1989.

A idéia de reunir os artigos publicados, inicialmente apenas em A Razão, que abre espaço à seção sindical desde 1991, foi do professor João Eduardo Pereira, ainda presidente da entidade, em 2004. O volume II, com os artigos publicados no biênio 2004-2006, período da gestão do professor Carlos Alberto Pires, acabou sendo concretizado pela diretoria comandada pelo professor Diorge Konrad, que segue na direção sindical até 2008. A obra, que tem na capa uma imagem que lembra “o pensador” de Rodin, possui cerca de 300 páginas e um total de 30 articulistas, que ao longo de dois anos escreveram sobre temas diversos, desde os que se relacionam à educação, política, reformas governamentais, eleições na UFSM até a greve de 2005.

Apesar de ser aberto a todos os associados, a concentração de artigos acaba, por motivos alheios à própria diretoria, se concentrando na mão dos diretores, até pelo compromisso que a entidade tem em manter semanalmente artigos para serem publicados nos jornais. A parceria com o jornal A Razão vem desde quase o início da SEDUFSM, já a mantida com o Diário de Santa Maria é mais recente.

A organização do “Reflexões Docentes” levou alguns meses e, teve como principal responsável, a relações públicas Vilma Ochoa. Coube a ela, junto com demais integrantes da Assessoria de Comunicação do sindicato, planejar todo o processo que iniciou na conferência dos artigos publicados e os arquivados no computador da seção sindical, até a revisão de artigo por artigo com uma professora de português. Encerrada essa fase, inicia o processo de diagramação dos textos no tamanho especificado para o livro. Após mais uma série de revisões, a finalização do trabalho com a impressão dos 1.500 exemplares, que serão distribuídos gratuitamente aos associados.

História sindical O presidente da SEDUFSM no período 2004-2006, professor Carlos Pires, em seu discurso, agradeceu aos que sempre colaboraram com artigos para publicação e ressaltou que o livro “conta um pouco a história do sindicato”. Diorge Konrad, presidente atual, enfatizou que o “Reflexões Docentes” não pertence a uma diretoria, mas à seção sindical, já que o espaço pertence a todos os associados. Ele nominou todos aqueles que possuíam artigos publicados e, fez uma referência especial ao professor Atílio Rossato Aléssio, falecido em janeiro deste ano, mas representado na homenagem pelo filho, o estudante Pedro Aléssio. Konrad entregou o primeiro exemplar do livro para Pedro.

Falando em nome de A Razão, a subeditora, Ranice Pedrazzi, disse que era a empresa jornalística que devia agradecer aos docentes, pois artigos como os publicados pelos professores universitários acabam valorizando o próprio jornal, estimulando os leitores. “É uma satisfação para a equipe de redação da Razão publicar artigos enviados pela SEDUFSM”, enfatizou ela.

Neimar Beschoren, gerente geral da RBS em Santa Maria, destacou a postura do Diário de Santa Maria desde a sua fundação, em 2002. Segundo ele, sempre houve uma preocupação de “falar” para o público-leitor. A partir dessa intenção, explicou Beschoren, houve o entendimento de que a SEDUFSM é uma entidade que possui um vasto grupo de formadores de opinião e, por isso, tornou-se fundamental essa parceria, pois o jornal abriu espaço para que esses formadores que “trafegam” junto ao sindicato pudessem se expressar nas páginas do Diário.

A comemoração teve ainda em seu ápice o estouro das champanhes, ato realizado por ex-presidentes como Clovis Guterres, Ricardo Rondinel, João Eduardo Pereira, Carlos Pires, e por outros militantes históricos, entre os quais os professores Joél Abilio Pinto dos Santos, Orlando Fonseca, além do presidente no mandato atual, Diorge Konrad. Encerrando a atividade, foi cortado o bolo comemorativo dos 17 anos. Aproximadamente 50 pessoas prestigiaram o lançamento do livro.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo