Arquivo

Sombras. Ainda é nebuloso o quadro, no que toca ao novo primeiro escalão de Lula

Há análises para todos os gostos. Mais tarde, publicarei aqui uma avaliação do site ABC Político, que chega a dar o número de ministérios disponíveis para negociação, pelo Presidente da República. No entanto, Carlos Lopes (com a colaboração de Rodrigo Ledo, escreve no blog do jornalista Etevaldo Dias que o que deveria nortear a escolha dos ministros (e aqui a interpretação é minha) seria um mínimo de coerência nas propostas.

Porém, os articulistas não percebem, eles pelo menos, clareza no posicionamento do presidente Lula em torno de pontos importantes e eventualmente definitivos para compor o verdadeiro programa de governo. Não aquele apresentado na campanha eleitoral, mas o que se pretende (não se sabe se conseguirá) seja cumprido. Leia você mesmo e vê se concorda (ou não) comigo. E com eles:

”Ainda são vagas propostas de Lula para novo governo

Das idéias que Lula deixa escapar diariamente – a mais recente é a de que tende a manter Meirelles e Mantega em seus cargos -, surge a de que ele quer dar prioridade a propostas de governo antes de partir para a negociação de nomes e cargos. O presidente sugere mudanças nas áreas fiscal e de infra-estrutura.

Foi o que disse vagamente na quinta-feira, que primeiro quer desobstruir “algumas coisas” nessas áreas de modo a começar o ano com um “salto de qualidade”, sabendo que governo quer fazer. Só então, segundo o próprio Lula, decide se vai mudar a equipe, quem vai mudar e quando vai mudar.

Sobre que “coisas” sobretudo no aspecto fiscal, os observadores ainda não têm idéia. Até que na questão da infra-estrutura, de repercussão favorável, as informações têm melhor fluência. Na última quinta-feira, o governador do Acre, Jorge Viana, saiu da audiência no Palácio dizendo que Lula pretende criar uma nova dinâmica para os projetos, contando com a aliança de estados e municípios. Seria fazer da agenda federal uma agenda de todos, para benefício de todos.

A dinâmica que Lula vem conferindo a esse processo de repaginação do governo é excessivamente centralizada, tendo como base o capital eleitoral e a liderança natural do presidente. É duvidosa, porém, a possibilidade de manutenção desse centralismo por muito tempo. Ninguém duvida de que governadores e prefeitos gostam de obras e, se convidados, serão parceiros. Mas eles também têm outra agenda, como vem defendendo o governador reeleito de Minas Gerais, Aécio Neves.

Para o líder da minoria na Câmara, José Carlos Aleluia (PFL-BA), aos governadores interessa a reforma tributária, a renegociação das dívidas e a perenização da Lei Kandir, que compensa a desoneração do imposto estadual nos produtos exportados. A pauta deles, prossegue o líder, não tem o sentido do desenvolvimento, mas de melhorar a governabilidade nos estados.

Falta de diretriz – Aleluia condena a centralização das decisões em Lula, considerando que isso pode significar falta de diretriz. Enquanto administra os problemas do PFL, que não são poucos face ao mau desempenho eleitoral do partido, ele diz não ver…”


SE DESEJAR ler a íntegra do texto, pode fazê-lo acessando o blog do jornalista Etevaldo Dias na internet, no endereço http://blogdoet.blig.ig.com.br/.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo