Arquivo

Supereleição. Milhares de advogados gaúchos vão às urnas para escolher dirigentes da OAB

Daqui a pouco, começam a ir às urnas quase 60 mil advogados militantes no Rio Grande do Sul. Vão escolher os dirigentes de 104 subsecções em todo o Estado, além do conselho e da diretoria da seção estadual da Ordem dos Advogados do Brasil. No caso específico de Santa Maria, apenas uma chapa disputa a subsecção local. O candidato a presidente é Ricardo Jobim. Produziu-se, aparentemente, um consenso em torno dele de um grupo significativo de profissionais que compõem a chapa “OAB Presente”.

Já no pleito para a secção gaúcha da OAB, a cobra vai fumar. A exemplo de três anos atrás, três chapas estão concorrendo e prevê-se um pleito muito acirrado. Em 2003, a diferença do primeiro para o segundo colocado não passou de 78 votos. Quase nada. Será que agora será do mesmo jeito? Bem, talvez não. Ou sim. Ninguém sabe, na verdade.

A dúvida, em todo caso, não se estenderá por dias, como há três anos. Afinal, serão utilizadas 230 urnas eletrônicas, 180 das quais no interior, e estima-se que perto das 7 da noite de hoje já se saberá o resultado. Confira mais detalhes acerca do pleito da OAB, em Santa Maria e no Estado, lendo a reportagem especial que o jornal A Razão está publicando nesta segunda-feira:

”Eleição define futuro da OAB-RS
Advogados gaúchos escolhem hoje o futuro das 104 subseções gaúchas e o novo presidente da seccional RS

Nesta segunda-feira acontece a eleição para escolha dos novos dirigentes da OAB seccional do Rio Grande do Sul e da subseção de Santa Maria. São 45 mil advogados gaúchos aptos a votar na escolha dos novos presidentes das 104 subseções regionais e do presidente da seccional gaúcha da entidade.

Na OAB estadual três chapas concorrem no pleito pela direção da entidade: a chapa de situação, OAB para todos, encabeçada pelo advogado Bráulio Pinto que busca a reeleição; a chapa nº 2, OAB mais, liderada por Cláudio Lamachia; e a chapa nº 3, Muda OAB, com o advogado Paulo Torelly como candidato a presidente.

Em Santa Maria a chapa nº 10, OAB-Presente, é de consenso entre os advogados da região, e é encabeçada pelos advogados Ricardo Jobim e José Fernando Lutz Coelho. O voto é obrigatório para todos advogados inscritos na ordem e define a direção da entidade em âmbito estadual e regional pelos próximos três anos.

Na região de Santa Maria, não haverá disputa pelo cargo máximo da subseção da entidade. Houve um consenso entre todas as principais correntes que iriam disputar a eleição, fazendo que apenas uma chapa fosse acordada. “A nossa chapa é de consenso. Mas o grande número de advogados jovens fazem de certa forma sermos uma chapa de renovação”, salientou o advogado santa-mariense Ricardo Jobim que concorre a presidencia para a OAB Santa Maria.

As principais metas da chapa nº 10 que uniu os profissionais em direito para subseção de Santa Maria e região são a posição firme e determinada frente ao poder judiciário, a construção da nova sede na Alameda do Fórum, a defesa da dignidade da profissão e o resgate do coleguismo com o fortalecimento da classe. “Não abrimos mão de modo algum dos cumprimentos das prerrogativas da classe, como o problema da porta do fórum da comarca aqui em Santa Maria”, salienta também Ricardo Jobim ao se referir da polêmica da revista eletrônica que os advogados são obrigados a se submeter ao entrar no Fórum de Santa Maria.

Se na região de Santa Maria a eleição para a subseção transcorre tranqüilamente, não se pode falar o mesmo da eleição para a seccional gaúcha da entidade. A disputa pela presidência da instituição é marcada pelo confronto de chapas que protagonizaram um tumultuado pleito em 2003, com troca de insultos e ações judiciais, além de uma diferença de 78 votos do vencedor para o segundo colocado em um colégio eleitoral de 58 mil votos. A única diferença de nomes para a última eleição é somente o de Bráulio Pinto que concorreu para vice-presidente pela chapa de situação na eleição de 2003. Bráulio Pinto é também o…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.arazao.com.br, ou na versão impressa, nas bancas desde as primeiras horas desta segunda-feira.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo