Arquivo

Análise. Popularidade de Lula desafia bestunto da imprensa. Especialmente da grandona

Duas pesquisas feitas há poucos dias ainda suscitam muita discussão. Não para os entrevistados, obviamente, pois estes tiveram opinião muito clara acerca, por exemplo, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de seu governo. Chegaram, e aí já é opinião de doutos, a exagerar, no que toca à escolha de Lula como o melhor avaliado Presidente da história do Brasil.

De qualquer forma, e isso parece bastante claro, a opinião do povo contrasta coma forma como o reeleito Chefe do Executivo é avaliado pela mídia. Notadamente a mais grandona, que não disfarça uma, digamos, má vontade para com a figura lulista. E isso ficou muitíssimo claro no período pré-eleitoral.

Sem preconceito, que esta página (nem sempre humilde) de internet não é disso, que tal ler o artigo de Gilberto Maringoni. Ele, além de jornalista, é doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP) e analisa as recentes pesquisas do Ibope e do Datafolha, e também o comportamento da imprensa. Acompanhe:

”Pesquisa sobre Lula é balde de água fria na imprensa
Datafolha e Ibope constatam altíssima aprovação governamental, maior que a de seus antecessores. Quais as razões desse apoio? Possivelmente estão nas políticas sociais focadas e na própria personalidade de Lula. Mas os ricos também ganharam muito. Está se consolidando um sofisticado e polêmico projeto nacional.

O Datafolha divulgou neste domingo (17) uma extensa pesquisa, apontando Lula como o presidente mais bem avaliado da história do Brasil (http://datafolha.folha.uol.com.br/). A afirmação é um tanto temerária, pois as comparações com outros mandatários é feita a partir de dados colhidos em 2002 e em 2006. As apreciações sobre os governos Vargas (1950-53), Kubitschek (1956-60), Jânio (1961), Figueiredo (1979-85), Sarney (1985-1990), Collor (1990-92) e Itamar (1992-94), constantes nas tabulações, são muito mais subjetivas do que as de Fernando Henrique e de Lula. A comparação mais precisa, realizada com igual metodologia, se dá entre os dois últimos. É significativa a constatação do instituto que “Ao final do primeiro mandato, Lula é aprovado por 52% dos brasileiros. FHC era aprovado por 35% ao final do primeiro mandato”.

Nos casos anteriores, a memória histórica parece ser o único fator de comparação possível. E mesmo esta memória não é direta. A avaliação muitas vezes vem de relatos de antepassados, de leituras ou de outro tipo de informação secundária. Mas é interessante a seguinte afirmação:

“As menções a Lula como o melhor presidente chegam a 57% no Nordeste e a 40% nas regiões Norte e Centro-Oeste. No Sul, Lula é citado por 25% (dez pontos abaixo da média), Fernando Henrique Cardoso por 14%, Juscelino Kubitscheck por 10% e Getúlio Vargas por 12% (quatro pontos acima da média). No Sudeste, quem fica ligeiramente acima da média é Juscelino Kubitscheck, mencionado como o melhor presidente do país por 15%. Lula é citado por 23% (12 pontos abaixo da média), Fernando Henrique Cardoso por 13% e Getúlio Vargas por 9%.”

A evolução de Lula

Se olharmos para a evolução da aceitação popular do governo Lula, veremos que mesmo no auge da crise política de 2005, sua aprovação – a soma dos indicadores de ótimo e bom com regular – nunca esteve abaixo de 50%. No final de 2004 (17 de dezembro), ele tinha 45% de ótimo e bom e 40% de regular. Ao longo do ano seguinte – e do pesado bombardeio de denúncias por parte da mídia e da oposição – o índice chegou respectivamente a 35% e 40% em 21 de julho. Seu ponto mais baixo aconteceu em 28 de dezembro: 28% de ótimo e bom. Na mesma pesquisa, o governo tinha 42% de regular e atingia o pico de ruim e péssimo: 29%. A partir daí, ao longo do ano de 2006, sua recuperação foi constante e segura até o último indicador. A partir de 22 de agosto, quando atingiu 52% de ótimo e bom, o governo oscilou neste indicador entre 46% e 53%. A avaliação do Ibope, divulgada na segunda-feira (18), confirma o Datafolha. O ótimo e bom subiu de 49% em setembro para 57% neste mês.

Tudo indica – e as eleições confirmam isso – que Lula tem o apoio de mais da metade da população brasileira. Isso, apesar do constante fogo de barragem que o atinge pelo menos desde junho de 2005, quando a imprensa repercutiu as…”


SE DESEJAR ler a íntegra do artigo, pode fazê-lo acessando a página da agência Carta Maior na internet, no endereço http://agenciacartamaior.uol.com.br/templates/analiseMostrar.cfm?coluna_id=3439

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo