Arquivo

Governo Lula. O incerto futuro de Tarso Genro, hoje nas Relações Institucionais. E amanhã?

Tarso Genro já foi especulado para pelo menos três ministérios, no segundo mandato de Luiz Inácio Lula da Silva. Um deles é o da Defesa. Outro, o da Justiça. E o terceiro, este mesmo em que está agora: Relações Institucionais. Dificilmente fugirá de um desses três cargos. Ou então sairá do governo, o que dez entre dez analistas consideram muito improvável.

A especulação mais forte, nos últimos dias, dá conta da ida de Tarso para a Justiça, de onde sai, já no final do ano, o atual titular, Márcio Thomaz Bastos. O gaúcho disputaria a indicação com o ainda ministro do Supremo Tribunal Federal, Sepúlveda Pertence – que nega ter sido convidado.

Enquanto isso, o próprio Tarso Genro diz que não há qualquer garantia de sua permanência no governo. Também procura não explicitar preferência, embora fontes próximas ao político que começou sua carreira em Santa Maria, nos anos 70, garantam que ele adoraria ser o titular da pasta hoje de Bastos.

A propósito, acompanhe a reportagem de Epaminondas Neto, publicada na noite desta sexta-feira na Folha Online, o braço de internet do jornal Folha de São Paulo:

Tarso nega ter garantia sobre permanência no governo

O ministro Tarso Genro (Relações Institucionais) afirmou nesta sexta-feira que, até agora, não foi sondado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre qualquer ministério e que, inclusive, não tem garantia de que vai permanecer no governo no segundo mandato. “O presidente não fez nenhuma manifestação sobre nenhum ministério. Provavelmente fará até o fim do mês, eu acho”, disse ele.

“Eu aguardo a posição do presidente inclusive sobre a minha manutenção no governo”, acrescentou. “Se ele [o presidente Lula] eventualmente me fizer um convite para algum cargo, eu vou avaliar se eu tenho condições políticas, teóricas, de responder aquilo que ele me pede”, afirmou.

Tarso é alvo de especulações para a pasta da Justiça. Na quinta, o titular, Márcio Thomaz Bastos, disse que a tendência é que seu sucessor seja ou Tarso ou Sepúlveda Pertence, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal).

Questionado sobre o comentário de Bastos, Tarso tentou desconversar, afirmando que é natural que seu colega de governo esteja com pressa d…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, e outros textos sobre o assunto, pode fazê-lo a Folha Online, no endereço http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u87812.shtml

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo