Arquivo

Ministério. Lula enrola e nomes principais só vão sair após troca de comando no Congresso

Definitivamente, Luiz Inácio Lula da Silva resolveu vincular a escolha dos principais nomes do ministério para o segundo mandato à definição do comando da Câmara dos Deputados e do Senado. O que deve acontecer apenas em 1º de fevereiro.

Até lá, vai cozinhar nomes e partidos em fogo brando. Inclusive, para facilitar a própria tarefa, pediu ao ministro Márcio Thomaz Bastos, da Justiça, um dos que quer e vai sair, para que fique até o final de janeiro. Isto é: Tarso Genro, que gostaria de assumir o cargo, desde que mantivesse a coordenação política (o que Lula não estaria disposto a conceder), fica no governo – mas não necessariamente na pasta que gostaria.

Mas, afinal, por que tanto o Presidente quer adiar as escolhas? O que ele ganhará com isso? E perderá? Ou está em dúvida? Boas perguntas, não? Quem tenta pôr um pouco de luz nessa escuridão acerca das intenções presidenciais é a jornalista Cristiana Lobo, da Globo News, em sua página na internet. Confira:

”Equipe nova “subiu no telhado”

O pedido do presidente Lula ao ministro Márcio Thomaz Bastos para que permaneça à frente do ministério da Justiça durante o mês de janeiro é um sinal claro de que a nova equipe não vai ficar pronta para a posse. E mais: de que Lula não está seguro de que para aquela pasta que comanda a Polícia Federal deverá nomear o petista Tarso Genro. Afinal, se quisesse Tarso na Justiça não haveria dificuldades em nomeá-lo logo.

Para alguns, o presidente quer tempo para negociar com os partidos o tal governo de coalizão. Para outros, no entanto, Lula não está certo de que Tarso na Justiça seria uma boa escolha. A alguns interlocutores, o presidente tem dito que a articulação política é uma tarefa importante e estratégica e, por isso, deve pensar melhor sobre a indicação que deve fazer. O nome mais cotado é o do governador do Acre, Jorge Viana.

Nos bastidores, há uma dúvida grande. O ministro Márcio Thomaz Bastos perguntado, opiña que para o Ministério da Justiça deve ir um técnico ou um jurista e não alguém com filiação partidária. Tarso está enquadrado neste perfil pois além de petista fundador atuou nos meses finais da campanha como ponta de lança de Lula com críticas fortes aos adversários eleitorais.

Bem, se o único ministro que avisou com antecedência que quer deixar o governo não será substituído no início do novo mandato, dá para imaginar como será difícil para o presidente Lula trocar aqueles…”


SE DESEJAR ler a íntegra do artigo, pode fazê-lo acessando a página da jornalista Cristiana Lobo na internet, no endereço http://g1.globo.com/Noticias/Colunas/0,,7374,00.html.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo