Arquivo

Nada demais. Poucas autoridades convidadas e 40 mil nas ruas. É a nova posse de Lula

Sem foto oficial – inclusive porque os ministros continuam, pelo menos por enquanto, os mesmos. E também sem convidados especiais de outros países, por exemplo. No máximo, atividades populares, fora do Palácio do Planalto, para as quais se aguardam algo como 40 mil militantes partidários e dos movimentos sociais.

É assim, bem simples, a posse de Luiz Inácio Lula da Silva para um segundo mandato de quatro anos, a iniciar-se segunda-feira, 1º de janeiro. Há, claro, os convidados oficiais, mas todos, salvo engano claudemiriano, são aqui mesmo, do Brasil. A começar pelos governadores eleitos. E a terminar com meia dúzia a mais de pessoas que, pelo posto que ocupam, têm que ser chamados, protocolarmente.

Quem dá mais detalhes dessa festa que não chega a ser uma feeeestaaaa, é a colunista política da Globo News, Cristiana Lobo, na pagina que mantém na internet. Acompanhe:

”Convidados de Lula vão ficar na rua

A posse do presidente Lula na próxima segunda-feira não terá “convidados vips” nos salões do Palácio do Planalto. Os mais de um mil convidados serão acomodados na rua, num cercado especial, por onde o presidente passará logo depois de ser empossado no Congresso. Conforme a organização da festa, só terão lugar no Palácio do Planalto os representantes dos três poderes, os governadores eleitos, 18 prefeitos que vão representar as três associações de prefeitos, deputados e senadores e os ministros com seus familiares.

A orientação do presidente Lula, segundo os organizadores da festa de posse, foi a de dar um caráter popular à cerimônia. A expectativa é a de que 40 mil pessoas compareçam à Esplanada dos Ministérios. Ao chegar ao Planalto, depois de empossado, Lula vai falar do parlatório aos populares que estarão do lado de fora, na Praça dos Três Poderes. Antes, porém, deverá ter passado pela área vip, onde serão acomodados os seus convidados especiais – já que nesta posse não deverá haver visitantes estrangeiros.

Como não haverá transmissão de cargo e transferência da faixa presidencial, por se tratar de um novo mandato, a cerimônia da posse será quase que um “evento de governo”, conforme um assessor. Como também não vai haver cerimônia de posse de ministros nem a tradicional fotografia do presidente com a equipe – já que todos continuarão em…”


SE DESEJAR ler a íntegra do artigo, e também outras informações políticas nacionais, pode fazê-lo acessando a página da jornalista Cristiana Lobo na internet, no endereço http://g1.globo.com/Noticias/Colunas/0,,7374,00.html.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo