Arquivo

Pacotaço. Como líderes de Santa Maria vêem as propostas de Yeda para as finanças do RS

As propostas da governadora eleita, Yeda Crusius, para combater o déficit das finanças públicas gaúchas são o assunto preferido de 10 entre 10 lideranças santa-marienses. Parte delas foi ouvida pela repórter Carmen Staggemeier Xavier, em material que o jornal A Razão está publicando em sua edição de hoje.

Como você pode conferir a seguir, a maior parte tem críticas fortes às idéias da governadora, e que ainda dependem de aprovação da Assembléia Legislativa – que se reúne amanhã para tratar disso. A exceção, pelo menos na reportagem do jornal, é o presidente da subsecção local da OAB, e também ex-presidente municipal do PSDB, Ricardo Jobim. Confira:

Pacote mobiliza setores em SM
Medidas não agradam empresários, trabalhadores, lideranças políticas e outros segmentos da sociedade

O pacote de medidas que integra o Programa de Reestruturação das Finanças Públicas do Estado do Rio Grande do Sul, anunciado na última terça-feira pela governadora eleita Yeda Crusius, foi recebido com uma certa desconfiança tanto pela classe empresarial, como pelas entidades que representam os trabalhadores. O assunto tomou conta das discussões dessa quarta-feira, em Santa Maria.

O prefeito Valdeci Oliveira afirmou que o PT vai fazer uma oposição drástica a este pacote, que foi “matreiramente escondido da população durante a campanha eleitoral”. “Os gaúchos esperavam medidas bem diferentes daqueles que se vangloriaram de serem o jeito novo de governar e também de serem os mestres em economia e finanças públicas”, afirma. Segundo Valdeci, se este projeto passar na Assembléia da forma que está previsto, o setor produtivo do Estado, os servidores públicos e a parcela mais pobre da população vão sangrar.

Segundo o presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas), Lúcio Gaiger, a notícia foi aceita da pior maneira possível. O empresário destaca que a carga tributária já é elevada e que, com essas medidas, haverá menos dinheiro ainda circulando na economia. A classe já está se mobilizando para tratar a questão junto aos deputados e acompanhar a votação do programa na Assembléia Legislativa. “O pacote reforça que campanha eleitoral é um festival de mentiras. É preciso um novo jeito de governar, mas sem sacrificar o povo”, afirma.

O presidente da OAB/SM, Ricardo Jobim, entende que as medidas são difíceis e que, infelizmente, não agradam. Mas destaca que a realidade é essa e que…


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.arazao.com.br, ou na versão impressa, nas bancas nas primeiras horas desta quinta-feira.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo