Arquivo

Piratini. Yeda Crusius completa Secretariado. Predomínio político nas mãos de PMDB e PPS

Mônica Leal, candidata ao Senado pelo Partido Progressista, com votação surpreendentemente alta, credenciou-se a participar do novo governo do Estado, que assume em 1º de janeiro. No entanto, foi apresentada ontem à tarde como nova secretária de Cultura, na “quota pessoal” de Yeda Crusius.

Também nesta segunda-feira foram anunciados os últimos nomes do primeiro escalão do futuro governo. Na secretaria de Trabalho, Esporte e Lazer continua o atual titular, o petebista Luís Augusto Lara. Para a Segurança Pública, depois de ter convidado (e ver o convite recusado) o pedetista Vieira da Cunha e o pefelista Moroni Torgan, a governador confirmou outro nome do PDT, o deputado, com base eleitoral em Lajeado, Enio Bacci. Também é pedetista outro secretário: o deputado Paulo Azeredo, que assume as Obras Públicas.

Com os nomes divulgados ontem, se completa o secretariado, que tem nomes de todos os partidos que ajudaram Yeda Crusius a se eleger no segundo turno. De cara, percebe-se que, do ponto de vista político, quem ficou bem na formação do governo são o PPS e o PMDB, que têm as secretarias de maior peso. Depois vêm o PSDB, ainda que na área financeira estejam dois tucanos.

Talvez seja prematuro fazer esse tipo de afirmação. Só que a obrigação profissional impõe que se comente o tema. Em todo caso, não custa lembrar que Eliseu Padilha, o secretário geral do PMDB é o grande articulador do peemedebismo e dos nomes do partido no governo: Marco Alba, Osmar Terra e Luiz Fernando Zachia. Esse trio, mais a dupla do PPS, Berfran Rosado e Nelson Proença, compõem o quarteto de peso do governo Yeda. E liderado por ela, naturalmente.

Para conhecer a lista total de secretários, sugiro a leitura de notícia publicada pelo ClicRBS, no seguinte endereço: http://www.clicrbs.com.br/clicnoticias/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&tab=00002&newsID=a1376559.htm&subTab=235.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo