Arquivo

Sedufsm. Festa dos 17 anos encerra com a magia que, talvez, só a música pode proporcionar

Os professores filiados à Seção Sindical dos Docentes da UFSM têm todos os motivos possíveis para se orgulhar de sua entidade. E não apenas por sua (dela) capacidade de mobilização em torno das reivindicações da categoria. Também, e quem sabe sobretudo, pela intensa disposição de proporcionar a discussão de temas que interessam aos docentes e a capacidade de articulação, sempre que necessário.

É nesse contexto que se insere, por exemplo, a programação que, ao longo do mês de novembro, marcou os 17 anos de existência da Sedufsm – e que este site acompanhou, sempre com a parceria da associação de imprensa da entidade. O fecho, assim, não poderia ter sido melhor: o concerto da Orquestra Sinfônica de Santa Maria na escola marista Santa Marta, na zona oeste da cidade, na noite de ontem.

É dessa apresentação, e de tudo o que a cercou, que trata o texto a seguir, distribuído aos veículos de comunicação, pela assessoria da entidade. Confira:

”Magia musical fecha programação dos 17 anos

A magia não se resumiu ao coral “Canto e Magia” e ao “Vidas em Canto”, compostos por crianças e adolescentes que estudam na Escola Marista Santa Marta. O tom alegre, quase mágico, estava nos rostos de pais, filhos, jovens e adultos que dividiram o espaço do gramado do campo de futebol nas dependências da Escola Marista, no bairro Nova Santa Marta, nesta quinta, 30, para ouvir uma apresentação musical de luxo: a da Orquestra Sinfônica de Santa Maria.

Apesar do vento que assobiava nos microfones, causando também arrepios de frio nas centenas de presentes, poucos arredaram pé em pouco mais de uma hora em que os músicos da orquestra se apresentaram. Foi o encontro do “erudito com o popular”, festejou o vice-prefeito de Santa Maria, Werner Rempel, saudando a iniciativa da SEDUFSM, que proporcionou, na finalização das comemorações dos seus 17 anos, uma noite alegre para uma comunidade que, desde 7 de dezembro de 1991, ocupa a região da antiga Fazenda Santa Marta e, até hoje, ainda é pouco priorizada pelas autoridades.

Ao usar o microfone, o vice-diretor da escola, Leandro Heckler, destacou que “a vida é feita de aprendizado” e, que, as duas instituições (SEDUFSM e Escola Marista) estavam promovendo, cada uma a seu modo, a união para se colocar no centro das atenções “a educação e a cultura”. O presidente do sindicato docente, professor Diorge Konrad, enalteceu a disponibilidade da orquestra em se apresentar para a comunidade, elogiou o trabalho social realizado na Escola Marista e agradeceu o apoio da Câmara de Vereadores ao evento.

Sob a regência do maestro Ênio Guerra e a produção artística de Luiz Gonzaga Binato de Almeida, a Orquestra Sinfônica executou na primeira parte de seu concerto as canções Serenata Noturna, Luna (Marcha Brilhante), Abertura “Fosca”, Coppélia, Rodeio Crioulo, Fanfarra Olímpica e Abertura “A bela helena”. Na segunda parte, já com a participação do coral e das solistas, as canções executadas foram Paz, paz, paz, Ave Maria (com a soprano Neida Andrade), Noite feliz e Adeste Fideles. Difícil foi não se emocionar com as vozes mirins dos corais “Canto e Magia” e “Vidas em Canto”.

A apresentação da Orquestra Sinfônica levou cerca de 600 pessoas ao pátio gramado da Escola Marista e, que foi registrada pela TV Câmara graças à gentileza do 1º Vice-Presidente da Instituição, vereador Loreni Maciel (PT), que obteve o consentimento da presidente do Legislativo, Anita Costa Beber, e demais componentes da Mesa Diretora, autorizando a filmagem. A exibição das imagens deverá ocorrer dias 2 e 3 de dezembro, entre às 14h e 20h e meia-noite e 6h da manhã, horário de programação da TV Câmara, pelo canal 16 da operadora de TV a cabo de Santa Maria.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo