Arquivo

Segundo mandato. Novo ministério de Lula só será conhecido no final de janeiro. Talvez…

Lula assume o segundo mandato, oficialmente, na segunda-feira, 1º de janeiro. Na sexta entra em férias. Fica fora uma semana. E aí quem fica articulando as mudanças no ministério são Tarso Genro, Dilma Rousseff e Luiz Dulci.

Mas os nomes, meeeesmo, a serem anunciados pelo Presidente, serão conhecidos apenas no final do mês. Se é que não for em fevereiro. Há alguns fatores a determinarem essa demora. Mas há uma, principal: Lula quer esperar o desfecho da sucessão na eleição para Presidente da Câmara dos Deputados e do Senado. E quer saber, sobretudo, com quem pode contar, dos partidos ditos aliados.

Quem conta melhor essa história, inclusive com informações do site do PT, é o repóter Maurício Hashizume, da agência de notícias Carta Maior. Acompanhe:

”Presidente continua surdo e mudo em relação a nomes, diz Tarso
O encaixe das peças do quebra-cabeça da coalizão de governo deve ficar para a o final de janeiro. No próximo dia 5, Lula sairá de férias por uma semana e as negociações ficarão por conta dos ministros Tarso Genro, Luiz Dulci e Dilma Rousseff.

As articulações acerca da composição para o segundo mandato do governo Lula não pararam nesta semana que separa o Natal do Ano Novo. Um dos lances mais relevantes dos últimos dias se deu na reunião do presidente com o conselho político do PT, ocorrida na última quarta-feira (27). Lula deu uma demonstração clara de que não está disposto a tratar mais especificamente de indicações políticas para a ocupação de cargos nem com colegas do seu próprio partido.

“O presidente continua surdo e mudo em relação a nomes”, garantiu o ministro de Relações Institucionais, Tarso Genro, em conversa com a imprensa nesta quinta-feira (28). O encaixe das peças do quebra-cabeça da coalizão de governo deve ficar mesmo para a segunda quinzena de janeiro. No próximo dia 5, Lula sairá de férias por uma semana e as conversas e sondagens acerca das opções para a estruturação do governo ficarão centralizadas basicamente em três ministros que mantêm seus gabinetes no Palácio do Planalto: o próprio Tarso Genro, Luiz Dulci (Secretaria-Geral) e Dilma Rousseff (Casa Civil). “Vamos ouvir lideranças partidárias e apresentar um leque de opções para o presidente”, confirmou Genro.

O presidente do PT, Marco Aurélio Garcia, saiu da reunião dizendo que o partido não está interessado em discutir “questões de varejo”, e sim “questões de grandes orientações”. “Mais uma vez viemos aqui para transmitir ao presidente as nossas preocupações em relação ao governo e ao futuro do país. Nós queremos que o próximo governo não seja simplesmente uma continuidade do atual, apesar de valorizarmos extremamente o que foi feito nesses quatro primeiros anos. Queremos um governo que inove mais ainda, que aprofunde as mudanças que o país está vivenciando”, afirmou Garcia…”


SE DESEJAR ler a íntegra da notícia, pode fazê-lo acessando a página da agência Carta Maior na internet, no endereço http://agenciacartamaior.uol.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=13212.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo