Arquivo

Vestibular da UFSM. Queda no número de inscritos. Em vez de 18 mil, 13 mil candidatos

Em janeiro deste ano, eram cerca de 18 mil inscritos para o vestibular da Universidade Federal de Santa Maria. Em 2007, esse número deve cair para 13 mil, quase 30% menos. É essa, pelo menos, a expectativa dos últimos dias, dos organizadores do concurso da principal instituição universitária pública do interior gaúcho.

Ontem, foi o último dia de inscrição e ainda não há números oficiais, como informa a jornalista Fernanda Meneghel, que assina reportagem publicada hoje pelo Diário de Santa Maria, e que também busca as causas para a redução significativa no número de interessados no vestibular da UFSM. Confira:

”O último pique para a UFSM
Expectativa é que houve cerca de 13 mil inscrições para o vestibular, bem abaixo do esperado. Prazo acabou ontem

Alguns se perderam no calendário e nem viram o dia 30 de novembro chegar. Outros esperaram até o último instante para ter convicção de que o curso escolhido era o certo. Houve até candidato que decidiu ontem que iria prestar vestibular. Os motivos de quem esperou até o último dia do prazo para se inscrever no concurso da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) são variadas, mas de uma coisas todos os atrasadinhos precisaram: paciência para enfrentar as filas nos bancos e casas lotéricas.

A espera ficou ainda mais longa por conta de quem também deixou para a última hora a entrega da declaração de isento do Imposto de Renda e por causa de trabalhadores tentando sacar a primeira parcela do 13º salário. Paulo Roberto Trodo Lima, 20 anos, quer cursar Psicologia. Ele contou com uma forcinha da família para não perder o prazo.

– Eu nem tinha me dado conta. Meus pais ligaram ontem perguntando se eu tinha feito minha inscrição – conta.

Diferentemente da maioria dos candidatos de última hora, ele não precisava só pagar a taxa. Depois de fazer a inscrição, ele posou para a foto para então tomar o caminho do banco…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.clicrbs.com.br/jornais/dsm/.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo