Arquivo

’Contra o Chile’ (2). Talvez a explicação para o juro alto esteja em alguns diretores do BC

Afinal, por que diabos os integrantes do Comitê de Política Monetária, supostamente um órgão técnico, mas que tem evidentes ingerências políticas (afinal, seus integrantes são nomeados pelo governo, a começar pelo presidente do Banco Central, Henrique Meirelles), decidiram reduzir as taxas básicas de juro em apenas 0,25% – diferente de todos os indicativos que apontavam para um índice reduzido em 0,50%?

O mais que bem cotado jornalista econômico Paulo Henrique Amorim tem lá suas convicções. Mais que isso, ele tem informações. E são elas que ele oferece em sua página na internet, combinada com sua própria análise. Quem sabe, lendo o que ele escreve, eu e você, leitor, conseguimos descobrir o que pode estar por trás dessa decisão que, se não atrapalha, definitivamente não ajuda o Plano de Aceleração Econômica. A seguir:

”CONHEÇA OS DIRETORES DO BC CONTRA O PAC

Ao reduzir a taxa Selic em 0,25 ponto percentual (ela caiu para 13% a.a.), o Banco Central vetou o PAC. Como os diretores do Banco Central parecem ter mais poder do que homens públicos eleitos pelo povo – para o Executivo e o Legislativo – é interessante saber quem são eles.

. Quem são essas poderosas autoridades não-eleitas – e escolhidas pelo Presidente da República? (O Art. 84 – XIV da Constituição diz que cabe ao Presidente nomear o presidente e os diretores do Banco Central. O Art. 52, III, d) estabelece que o Senado, depois de argüição pública, tem que aprovar os diretores nomeados pelo Presidente. Portanto, a diretoria do Banco Central não é assim tão poderosa quanto pensa…)

. O capitão do time é o diretor de Política Econômica, Afonso Sant’Anna Bevilácqua. É o meia armador da equipe. Bevilácqua se recusa a falar com outros membros do Governo para evitar “uma contaminação” com a política.

. Se lesse o livro “Maestro”, de Bob Woodward (Simon & Schuster, New York, 2000), sobre Allan Greenspan, estaria convencido de que o ex-presidente do Banco Central americano se contaminou tanto que padece de septicemia…

. Bevilácqua e Mario Mesquita, diretor de Estudos Especiais, estudaram Economia na PUC do Rio. Na Economia da PUC do Rio fica o cérebro do Plano Real e o brain trust do Governo FHC. Pela Economia da PUC do Rio passaram André Lara Rezende, Pérsio Arida, Gustavo Franco, Edmar Bacha, Armínio Fraga.

. É uma espécie de “escolinha da Vila”. Também conhecida como uma das manifestações do “sub-americanismo” nativo.

. Conversei hoje (quinta) com um amigo que, no momento, lê “Money Doctors”, de Marc Flandreau, Professor de Economia do Institut d’Études Politiques de Paris. A certa altura, Flandreau diz que esses “médicos do dinheiro” estão convencidos de que as leis da economia são universais e nenhum país deve pretender ser a exceção…”


SE DESEJAR ler a íntegra do artigo, pode fazê-lo acessando a página Conversa Afiada, no endereço http://conversa-afiada.ig.com.br/materias/411501-412000/411999/411999_1.html.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo