Arquivo

Congresso. Crise ianque e seu desdobramento tupiniquim levam Mantega e Meirelles à Câmara

A grande atração no Congresso nesta semana é a presença de dois grandões da economia brasileira em conversê com os deputados. Guido Mantega (na foto de Marcello Casal Jr, da ABr), ministro da Fazenda, e Henrique Meirelles, presidente do Banco Central, estarão nesta terça-feira na Câmara dos Deputados.

 

O objetivo: discutir as medidas tomadas, e que constam de Medida Provisória já em discussão no parlamento, para tornar menos duros os desdobramentos da crise ianque sobre o Brasil. Mais detalhes você encontra no material distribuído pela Agência Câmara de Notícias. O texto é do repórter Eduardo Piovesan. A seguir:

 

“Câmara terá debate com Mantega e Meirelles sobre crise financeira

 

A Câmara realiza na próxima terça-feira (21), às 13 horas, uma comissão geral no plenário sobre a crise no sistema financeiro internacional. Para debater com os deputados, virão à Casa o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.

No centro das atenções está a Medida Provisória 442/08. Ela foi editada no início deste mês com o objetivo de dar mais instrumentos ao BC para garantir a liquidez dos pequenos e médios bancos brasileiros, que estão com dificuldades para conseguir empréstimos temporários – conhecidos como redescontos – devido ao fechamento de linhas de crédito internacionais.

A MP permite ao Banco Central aceitar, como garantia da operação, as carteiras de crédito dos bancos, contanto que sejam enquadradas em categorias de baixo risco (AA, A ou B). O assunto já foi regulamentado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Outra opção permitida pelo CMN é o uso de debêntures (títulos emitidos por sociedades anônimas para captar recursos no mercado). Nesse caso, eles deverão ser de empresas não financeiras…”


 

SUGESTÕES DE LEITURA – confira aqui a íntegra da reportagem “Câmara terá debate com Mantega e Meirelles sobre crise financeira”, de Eduardo Piovesan, da Agência Câmara de Notícias. E leia aqui outras informações oriundas da Câmara dos Deputados.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo