Arquivo

Assembléia. Fabiano assume presidência com elogios ao PT e reverências ao seu antecessor

O deputado do PT, Fabiano Pereira, desde a manhã de ontem e até o final de janeiro, é o Presidente da Assembléia Legislativa gaúcha. A posse se deu no Salão Júlio de Castilhos e o parlamentar assume em lugar de Luiz Fernando Záchia, que renunciou ao cargo para ser o Chefe da Casa Civil do Governo do Estado.

Fabiano é o terceiro santa-mariense a ocupar a presidência do parlamento estadual. Antes, a função foi exercida por Cezar Schirmer, nos anos 90, e Renan Kurtz (este em duas oportunidades, no final dos anos 80 e no início dos 90). Também foi presidente, e ainda mantém o título eleitoral em Santa Maria mas é natural de São Sepé, o atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, João Luiz Vargas.

Na solenidade de ontem, a que compareceram muitas autoridades e lideranças, especialmente do partido do novo Presidente, Fabiano Pereira fez referência a conquistas petistas na própria Assembléia, além de reverenciar a figura de seu antecessor, como conta o repórter Gilmar Eitelwein, da Agência de Notícias da AL. Acompanhe:

”Fabiano assume comprometido com as bandeiras históricas do PT
Outro desafio que o parlamentar anunciou é dar continuidade ao perfil democrático e negociador de seu antecessor, Fernando Záchia.

O deputado Fabiano Pereira (PT) foi empossado nesta terça-feira (02) como presidente da Assembléia do Rio Grande do Sul. Vice-presidente do Legislativo no último ano, ele assume no lugar de Fernando Záchia (PMDB), que foi para a chefia da Casa Civil do governo do Estado. Dezenas de pessoas, autoridades dos três poderes, representantes de entidades de classe e de todos os partidos com representação na Assembléia, além de deputados da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) participaram da cerimônia de transmissão do cargo, realizada no Salão Julio de Castilhos.

Em seu discurso de posse, Fabiano Pereira destacou o marco fundamental da vida da Parlamento gaúcho e do PT que, pela primeira vez, assume a direção da Casa em sua plenitude. Lembrou das bandeiras históricas e mudanças positivas que seu partido ajudou a implementar na Assembléia – como a adoção de uma gestão mais transparente, o fim dos auxílios e a extinção da aposentadoria especial de parlamentares – e elogiou a pluralidade política que o Legislativo alcançou, ressaltando o respeito, simplicidade, competência e transparência na forma de gerir do deputado Fernando Záchia.

“Assumo a direção dessa Casa, embora por um curto espaço de tempo com, pelo menos, dois desafios: o primeiro de dar continuidade ao perfil democrático e negociador de meu antecessor; o segundo, de indicar, mesmo que de forma rápida, uma maneira própria de governar que aprendemos na militância em nosso partido e nos movimentos sociais: comprometimento com a elevação do Parlamento a sua função fundamental que é a de representação política da sociedade, baseada em nosso compromisso com a justiça, o que pode significar, eventualmente…”


SE DESEJAR ler a íntegra da notícia, pode fazê-lo acessando a página da Assembléia Legislativa na internet, no endereço http://www.al.rs.gov.br.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo