Arquivo

Casa de Saúde. Enfim, surge a solução para a obra criada e mantida pelos ‘ferrinhos’ de SM

Depois de muitas discussões, algumas cheias de demagogia, cá entre nós, outras simplesmente fruto de sonhos diletantes, encaminha-se uma solução concreta para o crônico problema de subsistência da Casa de Saúde. O hospital criado pelos ferroviários e mantido por sua Cooperativa vive crise eterna, nos últimos 10, 15 anos, com prejuízo inegável para a população mais carente de Santa Maria.

 

Ao que tudo indica, as partes estão se harmonizando, como se percebe na reportagem especial que o jornal A Razão está publicando em sua edição deste final de semana. Prefeitura e Governo do Estado tendem a se entender. O Executivo estadual, através da secretaria de Saúde, propõe-se a manter auxílio mensal de R$ 200 mil, com o Executivo municipal se dispondo, ao que se sabe, a continuar dispendendo R$ 60 mil no mesmo período. O restante viria do Sistema Único de Saúde, como agora. A gestão passaria ao Hospital de Caridade, que se compromete a mais que dobrar a oferta atual de leitos a serem utilizados exclusivamente pelos pacientes SUS. Isto é, gratuitamente, atendendo a população mais carente.

 

Há outros detalhes embutidos na proposta que deverá ser, conclusivamente, debatida nesta segunda-feira, em Porto Alegre, desta vez com a presença da Cooperativa dos Ferroviários, proprietária do prédio onde funciona a Casa de Saúde. Leia, a seguir, o texto produzido por A Razão, e saiba mais:

 

“Casa de Saúde: Valdeci e Terra acertam volta do convênio

Houve acordo entre governo estadual e prefeitura na reunião em Porto Alegre. Na segunda-feira, nova reunião define futuro do hospital.

 

A possibilidade de o Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo assumir a Casa de Saúde está cada vez mais perto de se tornar realidade. Em reunião realizada nesta sexta-feira, em Porto Alegre, o prefeito de Santa Maria, Valdeci Oliveira (PT) e o secretário estadual da saúde, Osmar Terra, começaram a negociar a retomada do convênio entre governo estadual, prefeitura municipal, UFSM e Coopfer que expirou no último dia 16 de novembro. Porém, agora, com o Hospital de Caridade como gestor da Casa de Saúde. Participaram da reunião, além do secretário Terra e do prefeito Valdeci, a secretária municipal de Saúde, Elaine Resener, o reitor da UFSM, Clóvis Lima, o vereador do PSDB, Jorge Pozzobom e representantes do Conselho Gestor da Casa de Saúde.

 

Na reunião, foi avaliada a proposta feita pelo Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo (HC), que passaria a ser o administrador do hospital, oferecendo 50 leitos para o Sistema Único de Saúde (SUS) na sua sede, e mais 150 leitos SUS na Casa de Saúde. Com esta proposta, seriam reais 112 novos leitos para a cidade, já que a Casa de Saúde tem atualmente 88 leitos à disposição do SUS.

 

O secretário Osmar Terra defendeu uma gestão do Caridade à frente da Casa de Saúde. “Acho que, com a reunião, já conseguimos um entendimento entre a prefeitura e o HC. Agora vamos conversar com a cooperativa, que é a proprietária do prédio da Casa de Saúde”. Para Osmar Terra, a reunião avançou a passos largos e, a partir de agora, será recomposta a relação entre o governo do RS, a prefeitura e a comunidade de Santa Maria. Ficou agendada para a próxima segunda-feira (29) uma reunião com a Cooperativa dos Empregados da Viação Férrea, na Secretaria Estadual da Saúde, em Porto Alegre. 

 

O vereador Jorge Pozzobom, que desde a semana passada faz intermediação entre o governo estadual e a prefeitura de Santa Maria, ressaltou que, se existir acordo com a cooperativa proprietária da instituição em reunião da próxima segunda-feira com o secretário Osmar Terra, vai ser mantido o convênio entre o governo, prefeitura, cooperativa e UFSM. Jorge Pozzobom também comentou que o convênio da Casa de Saúde estava nos 30% de cortes no orçamento que a governadora Yeda Crusius determinou para sua equipe de administração. Porém, com a proposta feita pelo Hospital de Caridade em administrar a Casa de Saúde, abriu uma possibilidade real de solucionar a crise nos leitos SUS de Santa Maria. “O mais importante foi conseguir uma resposta imediata do governo estadual e isto mostra o compromisso da governadora Yeda Crusius com Santa Maria e região”, enfatizou o vereador Pozzobom.

 

O advogado Máximo Trevisan, que representa os interesses da Cooperativa dos Empregados da Viação Férrea, salientou que as negociações sobre a Casa de Saúde estão caminhando para uma solução razoável, “A cooperativa quer uma retribuição justa e adequada para que possa negociar com seus credores e, com isto, viabilizar o convênio entre  estado, prefeitura e universidade, que é de interesse de toda comunidade santa-mariense”. Trevisan também confirmou o convite do Governo do Estado para o presidente da Cooperativa do Empregados da Viação Férrea, Adão Mello, participar da reunião em Porto Alegre com todos os…”

 

SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.arazao.com.br, ou na versão impressa, nas bancas desde a manhã deste sábado.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo