Arquivo

Casa de Saúde. O pior é que, parece, todas as esperanças são jogadas sobre Osmar Terra

Um grupo de santa-marienses, liderados pelo prefeito Valdeci Oliveira, tem encontro sexta-feira com o secretário estadual de Saúde, Osmar Terra. A reunião estava marcada para hoje mas acabou sendo adiada em função de agendas do secretário em outras cidades – e também, embora não conste do noticiário oficial da prefeitura, do compromisso do Chefe do Executivo, junto com outros prefeitos brasileiros, com o Presidente da República (leia a nota seguinte, mais acima), confirmado para esta quarta-feira.

Hoje ou sexta, porém, pouco muda. Lamentavelmente, a sensação é que nem a Prefeitura, muito menos o Conselho Gestor, ou sequer os conselhos Municipal e Regional de Saúde, têm uma saída efetiva para a Casa de Saúde. Joga-se, apenas, no discurso de que o hospital precisa sobreviver. E pensa-se que, com os R$ 60 mil mensais do município, e quatro vezes isso, do Governo do Estado, estaria tudo bem. Não está. Não haveria recursos para ampliação, por exemplo. E o risco de um leilão acabar acontecendo, e aparecer um comprador, também se mantém.

Então, o que resta? Deduzo, e não estou sozinho nessa, que tudo está nas mãos de “são” Osmar. Ou nas de “mamãe” Yeda (Crusius). Resta ver o que ocorrerá a partir de sexta (poderia ser hoje, e a resposta seria provavelmente a mesma), quando o esquadrão santa-mariense se encontrar com o secretário. Se minha opinião ou, vá lá, o meu palpite valer alguma coisa, não encontro uma só razão concreta para acreditar que o Governo do Estado renove o convênio, com direito ao troco de R$ 240 mil mensais que era, mesmo com atraso, destinado ao hospital fundado pelos ferroviários.

Enfim, a esperança é a última que morre (mas morre, que fique claro). E vamos ver (antes da mudança da data da audiência) o que se tratou no encontro de ontem, entre a prefeitura e o Conselho Gestor da Casa de Saúde, segundo o otimista noticiário da assessoria da Prefeitura, em texto assinado pela jornalista Fabiane Machado. A seguir:

”Prefeito discute com Conselho Gestor da Casa de Saúde pauta da reunião com o Secretário Osmar Terra

A mobilização pelo funcionamento da Casa de Saúde deu mais um passo na manhã desta terça (16) com uma reunião, coordenada pelo Prefeito Valdeci Oliveira, com o Conselho Gestor do hospital, que teve como principal pauta o encontro que será realizado na tarde desta quarta (17), às 16h, em Porto Alegre, com o Secretário Estadual de Saúde, Osmar Terra. No encontro, será tratada a situação do hospital e a necessidade de ser mantido e fortalecido o convênio com o Governo do Estado, que vai até maio. Conforme Valdeci, é necessário tratar a prorrogação do convênio mantenedor do hospital como uma causa urgente e ter a contribuição do Estado como um dos protagonistas do processo.

Na reunião desta manhã, também foi discutida entre os participantes a alternativa de desapropriar a Casa de Saúde para que passe a ser uma fundação e com isso tenha autonomia no gerenciamento de suas ações e na busca de recursos. O representante do Conselho Municipal de Saúde, Ênio Dias, destacou que essa é uma das preocupações também do Conselho ao pensar a situação da Casa de Saúde e reforçou a necessidade de se pensar no futuro do hospital, com medidas permanentes e não paliativas…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem oriunda da Assessoria de Imprensa do Executivo, pode fazê-lo acessando a página da Prefeitura na internet, no endereço http://www.santamaria.rs.gov.br/.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo