Arquivo

Dedução. Fabiano Pereira não é candidato, no PT, à Prefeitura. Se quem concorrer for Pimenta

A equação é simples. Para quem está de fora. O deputado estadual Fabiano Pereira não pretende concorrer à Prefeitura Municipal. Ou, por outra, não entra na disputa interna do PT para postular a condição. Mas em apenas uma circunstância: se o candidato do partido for o deputado federal Paulo Pimenta.

A dedução é minha, claro. E baseada no que houve de todos com quem conversei nos últimos tempos, afeitos às questões petistas. Se a situação se encaminhar para Werner Rempel, por exemplo, Fabiano vai à luta. E tentará ter o apoio de Pimenta, para concorrer.

Ocorre que, segundo pude apurar, Pimenta pretende ser candidato, se a conjuntura assim se encaminhar. Mas, na hipótese de ficar de fora, seu preferido seria Werner, o preferido, aliás, do prefeito Valdeci Oliveira. Complicado? Sim. Coisas do PT desde sempre, posso garantir.

Em todo caso, dê uma lida na entrevista concedida por Fabiano à repórter Letícia Rodrigues, que o jornal A Razão está publicando neste final de semana, e quem sabe você concorda comigo. Ou não. Acompanhe:

”Sou um soldado do partido”
Presidente da Assembléia não descarta concorrer à Prefeitura em 2008, mas diz que apoiará Paulo Pimenta

O deputado estadual Fabiano Pimenta (PT) assumiu, na última terça-feira, a presidência da Assembléia Legislativa, no lugar de Luiz Fernando Záchia (PMDB), que foi para a Casa Civil. Aos 33 anos, o santa-mariense, que já foi vereador e secretário Municipal de Saúde, chega ao cargo mais alto do Legislativo Estadual após ocupar o cargo de vice-presidente em 2006. Fabiano permanece na presidência até o dia 31 de janeiro, quando inicia a nova Legislatura, para o qual foi reeleito com 38.900 votos.

Desde sexta-feira, o novo presidente está em Santa Maria, onde participa de um curso na Casa de Retiros. Na noite de sábado, ele participa da abertura da 19ª Copa Santiago de Futebol Juvenil , em Santiago. Fabiano conversou com A Razão sobre sua chegada à presidência da Assembléia, sua atuação durante o primeiro mandato, seus projetos para o segundo mandato e as eleições municipais de 2008. Confira, abaixo, a entrevista com o presidente da Assembléia Legislativa.

1. Como é ser o primeiro petista a estar a frente da Assembléia?
Acredito que isso é uma honra pessoal, mas é um marco histórico para a instituição e para o PT. Fomos por duas vezes a maior bancada da Casa e até então não tínhamos a oportunidade de presidir a Assembléia. E a chegada do PT à presidência ocorre no ano que vamos celebrar o acordo que o conduzirá novamente à presidência em 2009. Isso é uma satisfação e demonstra mais amadurecimento e a valorização da proporcionalidade. Teremos uma lei para que as quatro maiores bancadas fiquem com a presidência um ano cada. E mais uma vez a Assembléia será pioneira, como foi no fim do voto secreto, na redução do recesso parlamentar, na lei antinepotismo, no fim da apostentadoria especial, no fim do jetom.

2. O que poderá ser feito em um mês como presidente?
Nossa ideia é que hoje é necessario discutir um pouco mais a representação política. Escândalos, a tentativa do aumento salarial dos deputados e senadores, tudo isto está debilitando a imagem da política frente à sociedade.
Pretendemos fezer um grande seminário para discutir a reforma política, o pacto federativo, o financiamento do Estado com a União e os Municípios. O debate da reforma política é urgente e necessário para se ter um financiamento de campanha mais transparente, a fidelidade partidária.
Também queremos ampliar os espaços de participação da sociedade na Assembléia. A idéia é a criação de um conselho da socidade, formado por entidades representativas, que acompanhem o trabalho dos deputados não só durante o período eleitoral, mas no decorrer do mandato. Ajudando, questionando e opinando nas votações do plenário e nas decisões da Mesa Diretora.

3. Como estão as negociações para a Mesa Diretora de 2007?
O PP e o PMDB estão reivindicando a presidência neste primeiro ano. Na segunda-feira teremos uma reunião que será definitiva para a escolha do novo presidente. Faremos um documento que será assinado ainda em janeiro pelos quatro partidos e essa será uma importante marca da gestão.

4. Como foi o primeiro encontro com a governadora Yeda (ocorrido na tarde de quinta-feira)?
Foi um encontro amistoso, que preserva diálogo entre instituições. Isso é importante quando se está em uma função pública, em que as questões pessoais e partidárias ficam em segundo plando. Achamos importante este gesto da governadora de visitar o Legislativo. Dissemos a ela que somos parceiros para enfrentar crise do Estado.

5. Qual é a avaliação de seu primeiro mandato como deputado estadual? E a expectativa para o segundo mandato?
É uma avaliação positiva porque foi aprovado pela sociedade. Obtivemos um aumento da votação em basicamente 47%. Evidentemente, precisamos melhorar ainda mais neste segundo mandato, ter mais qualidade. Estou trabalhando para a vinda de uma indústria de biodisel para a região. Neste segundo mandato, pretendo ser um deputado mais regional ainda. Outra área pela qual trabalhei durante estes quatro anos e vou continuar trabalhando é a da segurança pública.

6. E como está sua relação com o governo Valdeci, já que durante a campanha eleitoral houve a exoneração dos cargos comissionados ligados a você?
A situação permanece a mesma. O prefeito Valdeci me ligou na quarta-feira me cumprimentando e pedindo para intermediar uma audiência com a governadora para tratar da questão da Casa de Saúde. O meu trabalho será para a nossa unidade. Não guardo rancor, raiva pelo que ocorreu. É preciso uma relação madura, responsável, pensando no futuro da cidade.

7. Em relação a reorganização do PT em Santa Maria, como o partido deve se comportar para vencer as eleições de 2008?
O PT já fez algumas reuniões na cidade. Ele tem que se reestruturar e ter mais diálogo com o governo municipal, com a Câmara de Vereadores e com os deputados. É preciso também recuperar as…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.arazao.com.br, ou na versão impressa, nas bancas desde a manhã deste sábado.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo