Arquivo

Educação. Mota garante que todas as escolas de ensino médio do país terão computadores

Depois da saída de Nelson Jobim do Supremo Tribunal Federal, e como Tarso Genro, embora seja criado politicamente em Santa Maria, não se pode dizer que seja exatamente um representante da cidade, o grande nome santa-mariense (embora tenha nascido no interior paulista) em Brasília (ao lado dos deputados Paulo Pimenta e Cezar Schirmer) é o professor vinculado à UFSM, Ronaldo Mota.

Mota é o secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação. E é de seu gabinete, e em andanças pelo país, que pilota o maior projeto de inclusão digital nas escolas públicas da história brasileira. E, quarta-feira, em entrevista ao jornalista Paulo Henrique Amorim, ele detalha como será possível dotar todas as escolas de ensino médio de laboratórios de informática. Acompanhe:

”ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO JÁ TÊM COMPUTADORES

Todas as escolas públicas de ensino médio do Brasil já terão computadores nas salas de aula a partir no ano letivo que se inicia em março, disse o secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação, Ronaldo Mota, em entrevista a Paulo Henrique Amorim nesta quarta-feira, dia 3. “A gente vai fechar março deste ano com todas as escolas de ensino médio públicas do país com laboratórios”, afirmou Mota.

Por isso, o secretário acha viável a promessa do presidente Lula de pôr computadores em todas as 160 mil escolas públicas do país até 2010. “Essa projeção feita pelo presidente está baseada naquilo que tem sido feito”, disse Mota. E completou: “As ações, até agora, se elas seguirem adequadamente o ritmo proposto e aquilo que nós já temos realizado, temos todos os motivos para acreditar que estamos falando de algo plenamente viável”.

Um dos principais programas de informatização de escolas é o Proinfo (Programa Nacional de Informática na Educação), criado em abril de 1997. O programa já instalou computadores em mais de 16 mil escolas. Só em 2006 foram instalados computadores em 7.580 escolas.

O Proinfo Rural, o braço do programa voltado para as escolas do campo, atenderá em 2007 as 12.000 escolas do campo de 5ª a 8ª séries. “Já temos orçamento para isso”, afirmou Mota. “Isso levaria, ao final de quatro anos, atender mais 45 mil escolas do meio rural. Isso significará atender 60% das escolas de 1ª a 4ª série”, explicou o secretário.

Outro programa de informatização é o Um Computador por Aluno, que levará aos alunos o computador de US$ 100 idealizado por Nicholas Negroponte. Dez escolas estão testando esse computador. “Para trabalhar na escala que precisa, precisamos ter projetos piloto”, afirmou Mota.

Os computadores para as escolas públicas vão se conectar à internet pelo RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa), que usa fibra ótica, junto com os sistemas WiMax e WiMesh, de internet sem fio (wireless). Há um projeto piloto do governo federal com a Intel que une essas tecnologias em Ouro Preto. Hoje, praticamente toda a cidade já é atendida pelo sistema de internet sem fio.

No futuro, terá acesso a internet quem estiver em um raio de até 32 quilômetros dos pontos de retransmissão. “Nosso objetivo são as escolas públicas, mas, na prática, esse projeto terá atingido, dos 5.600 municípios do país, 4.000 municípios”, afirmou Mota. “Automaticamente, atenderíamos praticamente todos os postos de saúde do país e os postos de polícia”, disse o secretário do MEC…”


SE DESEJAR ler a íntegra da entrevista de Ronaldo Mota para Paulo Henrique Amorim, pode fazê-lo acessando a página do “jornalista na internet, no endereço http://conversa-afiada.ig.com.br/materias/408001-408500/408235/408235_1.html.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo